Livraria Cultura sedia 1ª Mostra de Vídeo Unicap

Depois dos dois grandes momentos de Pernambuco no cinema, o Ciclo do Recife na década de 20 e o Movimento Super 8 na década de 70, vivemos hoje um terceiro grande momento de produção cinematográfica. Os cursos universitários provam a formação e a necessidade de um mercado realmente ativo no estado. E foi buscando alimentar esse meio que a Universidade Católica de Pernambuco, com o apoio do Instituto Humanitas Unicap e a Livraria Cultura, está realizando até sábado (22), no auditório da Livraria Cultura, a 1ª Mostra de Vídeo Universitário da Unicap – Minha Universidade dava um curta-metragem!

Leo Tabosa

A mostra faz parte da programação de comemoração dos 60 anos da Unicap e busca  “criar um novo espaço em Pernambuco para exibição de filmes universitários e incentivar a produção de vídeo e mídias digitais diversas”, frisou o Diretor e Curador da Mostra, Leo Tabosa. Serão três categorias, Animação Documentário e Ficção, cada uma com as premiações de Melhor Curta, Melhor Diretor, Melhor Roteiro e para Ficção também os prêmios de Melhor Atriz e Ator.

Para compor o júri foram convidados Aurora Miranda Leão (Presidente), Jorge Sardo Jr., Júlio Reis e Naara Santos. Eles irão avaliar 38 curtas que serão exibidos até o sábado (22), entre animações, documentários e ficções de todos os Estados do país. Mas já com a sessão desta quarta (19), a comissão julgadora teve o gostinho do que vai ter pela frente. “Achei o primeiro dia muito bacana. Confesso que me surpreendi com a qualidade e a criatividade dos alunos. Eles pensaram em coisas que nunca vi em nenhum filme. Estou muito animado para os próximos dias”, revelou Júlio Reis.

Arthur Leite

“O espaço que a Mostra está trazendo é ótimo, estamos vendo coisas na organização que não pude ver em muitos festivais grandes”, revelou o estudante de Audiovisual e Novas Mídias da UNIFOR, Arthur Leite, realizador do documentário Mato Alto: pedra por pedra, que já esteve em 15 grandes festivais, mas pela primeira vez participa de um universitário.

No sábado (22), último dia da mostra, serão entregues os troféus para os vencedores e acontecerá apresentação da banda MPB Unicap, às 17h, como já acontece um sábado por mês no auditório da Livraria Cultura, por meio da parceria Unicap Mais Cultura entre a Unicap e a Cultura. Também haverá um espaço para debate entre júri, público e finalistas.

JúriAurora Mirando Leão – Jornalista, atriz, produtora cultural e cineasta

Jorge Sardo Jr. – Produtor Cultural

Naara Santos – Produtora Cultural

Júlio Reis – Produtor Cultural