Público lota atividades do Polo Saúde da 17ª Semana de Integração da Católica

A tarde desta quarta-feira (23) registrou um grande movimento no térreo e primeiro andar do bloco A, locais que concentram a programação do Polo Saúde da 17ª Semana de Integração da Católica. Os serviços foram oferecidos por alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Psicologia, Enfermagem e Medicina, sob a supervisão de professores.

O auditório Dom Helder recebeu as pessoas interessadas em fazer a avaliação metabólica: cálculo de altura, índice de massa corporal, glicose e aferição de pressão arterial. A assistente administrativa Thuanny Santos, 21 anos, veio de Jaboatão dos Guararapes. “Achei o atendimento muito bom. Esse evento é uma grande iniciativa para a população”, elogiou.

Quem também aproveitou os serviços de Medicina e Enfermagem foi o músico Diógenes Saraiva, 26 anos, que veio do bairro do Coque, Zona Sul do Recife. “Achei a estrutura excelente e o atendimento de qualidade”, disse ele ao comentar as orientações de equilibrar a alimentação e praticar exercícios. Diógenes soube da Semana de Integração por sua noiva, a aluna do curso de Psicologia Sinara Micaeli.

Enquanto isso, pertinho dali, na frente da loja da Fasa, muita gente se aglomerava em torno da avaliação labiríntica oferecida pelo curso de Fonoaudiologia. Uma cadeira giratória em 360º checava as condições de equilíbrio dos participantes. A aposentada Anidene Albuquerque, 62 anos, veio de Olinda.

“Tive eclâmpsia e meu lado direito do corpo ficou comprometido. Sempre coloquei a culpa na pressão alta e na glicose, mas hoje identifiquei que meus problemas de tontura têm a ver com o labirintite”, explicou ela dizendo que o atendimento foi um “espetáculo”.

Mas quem roubou a cena desse ambiente foi o Dr. Fox, cachorrinho pertencente ao professor Paulo xxxxxx, que estava vestido com um jaleco branco e sempre disposto a receber carinho e tirar fotos com o público. Virou o mascote do Polo.

Já no primeiro andar do bloco A, o Espaço Mulher ocupou as salas 104,109 e 110. Reeducação do assoalho pélvico e exames preventivos ginecológicos eram oferecidos pelos cursos de Fisioterapia e Enfermagem, respectivamente. “Tivemos uma média de 30 atendimentos. Nesta quinta (24), teremos exames de mama, o que casa com a campanha Outubro Rosa de prevenção ao Câncer de Mama”, disse a coordenadora do curso de Enfermagem da Católica, Profª Rafaella Pacheco.

Pertinho dali, o curso de Fisioterapia oferecia atividades para combater o estresse. Quem foi pode receber reflexologia podal e drenagem linfática manual facial. “São técnicas ligadas à disciplina de massoterapia”, explicou a professora Teresa Vieira. O local registrou uma média de 50 atendimentos.

“Esta é a quarta vez que participo da Semana de Integração. Gosto muito dessa vivência diferente que proporciona contato com o público e outras áreas da Universidade como Direito, artes…”, disse a aluna Maria Eduarda Galvão, do 9º período de Fisioterapia.

E como o próprio nome do evento sugere, A Semana de Integração articula graduação e pós-graduação. O Doutorado em Psicologia Clínica elaborou a atividade intitulada Jogando o Gênero. “A ideia é pensar de forma lúdica uma das linhas de pesquisa do Programa, que é a de Demandas Contemporâneas, trabalhando os conceitos de corpo, gênero e sexualidade”, explicou o doutorando Francisco Júnior. No local montado no térreo do bloco A era possível ver uma amarelinha e um mural com as palavras-chave. A equipe montou um painel no qual as pessoas podem escrever suas percepções e aprendizados sobre os temas trabalhados.