Literatura e fotografia foram destaque no encerramento da XVI Semana de Estudos Linguísticos e Literários da Católica

IMG_8747-

A XVI Semana de Estudos Linguísticos e Literários da Católica encerrou sua programação, no dia 24 de abril, abordando Literatura e Fotografia. O evento, organizado pelos cursos de Licenciatura em Letras e Especialização em Literatura Brasileira da Universidade Católica de Pernambuco, aconteceu no Auditório G1, primeiro andar do bloco G.

A primeira palestra foi uma conversa em torno da Literatura Pernambucana com o poeta Ângelo Monteiro, mediada pelo coordenador da Especialização em Literatura Brasileira, professor Janilto Andrade.

“Ângelo Monteiro é poeta, ensaísta, jornalista, colunista do Jornal do Commercio e professor da Universidade Federal de Pernambuco. Considerado um dos intelectuais mais atuantes do Brasil. Alagoano, mas vive em Pernambuco há muitos anos. Ângelo Monteiro se considera culturalmente mais pernambucano do que alagoano. Um grande amigo nosso que está sempre atendendo aos nossos pedidos”, apresentou professor Janilto.

Acompanhe, em áudio, um trecho da palestra de Ângelo Monteiro.

A segunda palestra abordou a temática: “A linguagem fotográfica como ferramenta de preservação ambiental e difusão cultural: mensagens, meios e formas”, apresentada pelo fotógrafo Miguel Igreja e mediada pelo professor do curso de Licenciatura em Letras da Católica, Robson Teles.

“O fotógrafo Miguel Igreja tem desenvolvido um trabalho de levar Pernambuco para o mundo. Inclusive, na época da Rio + 20, ele colocou algumas fotografias de Pernambuco em bicicletas e saiu passeando pelo Rio de Janeiro e chamou a atenção do mundo, que estava com as atenções voltadas para o Rio de Janeiro, para Pernambuco numa proposta de levar o estado não só no coração, mas na imagem para o mundo. Isso ficou muito famoso. Essas bicicletas passeando pela orla do Rio de Janeiro com a presença de Pernambuco”, explicou professor Robson.

Acompanhe, em áudio, o que mais o professor Robson teles falou sobre Miguel Igreja.

Clique no link a seguir para visualizar a apresentação de Miguel Igreja, “A linguagem fotográfica como ferramenta de preservação ambiental e difusão cultural: mensagens, meios e formas”.

Apresentação Miguel

Encerrando sua palestra, Miguel igreja recitou um poema que fez em protesto a uma pessoa que tentou tirar vantagem dele. Assista ao vídeo.

O público presente participou de sorteios de livros e fotografias dos palestrantes e assistiram a um momento cultural, sob a direção do professor Robson Teles.

FláviaA coordenadora do curso de Letras da Unicap e organizadora do evento, professora Flávia Ramos fez um balanço da XVI Semana. “Considero bastante positiva a realização da XVI Semana de Estudos Linguísticos e Literários da Católica. Tivemos temáticas separadas por área. No primeiro dia tivemos Linguística, fizemos uma temática voltada para Marcuschi (Luiz Antônio Marcuschi), um linguista aposentado pela UFPE, com a participação de membros de outras instituições de ensino, como Facho, IFPE e UFPE. No segundo dia, tivemos Línguas e trouxemos pessoas que trabalham com língua espanhola, língua inglesa, que são as modalidades de Letras daqui da Unicap. Hoje, último dia do evento, abordamos Literatura. Considero a edição desse ano como de fato importante pela interação com as outas instituições e com outros cursos também”, finaliza.