Leonardo Boff fará palestra na Católica no dia 5 de dezembro

A Editora Vozes e o Instituto Humanitas Unicap vão promover, no dia 5 de dezembro, palestra com o renomado escritor e teólogo Leonardo Boff. Ele vai falar sobre “Cristianismo: o mínimo do mínimo”. O evento será realizado no auditório G2, às 19h. Mais informações pelo fone 2119.4346.

Saiba mais

Genézio Darci Boff, mais conhecido como Leonardo Boff, é teólogo, escritor e professor universitário, além de ser um dos principais expoentes da Teologia da Libertação no Brasil. Foi membro da Ordem dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos.  É respeitado pela sua história em defesa das causas sociais e atualmente tem voltado suas atenções para as questões ambientais.

Leonardo Boff ingressou na Ordem em 1959 e foi ordenado sacerdote em 1964. Em 1970, doutorou-se em Filosofia e Teologia na Universidade de Munique, na Alemanha. Ao retornar ao Brasil, lecionou Teologia Sistemática e Ecumênica no Instituto Teológico Franciscano em Petrópolis, no Rio de Janeiro, durante 22 anos. Foi editor das revistas Concilium (1970-1995) (Revista Internacional de Teologia), Revista de Cultura Vozes (1984-1992) e Revista Eclesiástica Brasileira (1970-1984).

Em 1993 foi aprovado em concurso público como professor de Ética, Filosofia da Religião e Ecologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde é professor emérito. Atualmente, viaja pelo Brasil dando palestras sobre os temas abordados em seus livros e também em encontros da Agenda 21. Sua produção literária e teológica é superior a 60 livros, entre eles o best-seller A Águia e a Galinha. A maioria de suas obras foram publicadas no exterior. Confira alguns dos principais livros escritos por Leonardo Boff:

• O evangelho do Cristo Cósmico. Petrópolis: Vozes, 1971.
  • A Águia e a Galinha. Petrópolis: Vozes, 2002.
  • O caminhar da igreja com os oprimidos – Do vale das lágrimas à terra prometida. Rio de Janeiro: Codecri, 1981.
  • Casamento entre o céu e a terra. Rio de Janeiro: Salamandra, 2001.
  • Experimentar Deus. A transparência de todas as coisas, Campinas: Verus, 2002.
  • São José, a personificação do Pai. Campinas: Verus, 2005.
  • Igreja: carisma e poder. Ensaios de uma eclesiologia militante. São Paulo: Record, 2005.
  • Ética da vida. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.
  • A força da ternura. Pensamentos para um mundo iguaitário, solidário, pleno e amoroso. Rio de Janeiro: Sextante, 2006.
  • Masculino e Feminino. Experiências vividas. Rio de Janeiro: Record, 2007.
  • Homem: Satã ou Anjo Bom. Rio de Janeiro: Record, 2008.
  • Ecologia, Mundialização, Espiritualidade. Rio de Janeiro: Record, 2008.
  • O Evangelho do Cristo cósmico. A busca da unidade do Todo na ciência e na religião. Rio de Janeiro: Record, 2008.
  • Eclesiogênese: a reinvenção da Igreja. Rio de Janeiro: Record, 2008.