Jantar natalino marca lançamento da pastoral voltada para os moradores de rua

Com informações da Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Olinda e Recife

A Arquidiocese de Olinda e Recife, por meio da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Caridade, a Justiça e a Paz, vai fortalecer os trabalhos voltados para atender aos moradores de rua. A inciativa será em parceria com as fraternidades O Caminho e Toca de Assis, com os alunos da Escola Diaconal São José, os Cirineus e com os integrantes do Centro de Atividade Maracanã Mirim (Camami).

A pastoral vai atuar em todo o território da Arquidiocese, porém os trabalhos vão começar pelo centro do Recife, onde é grande o número de pessoas vivendo nas ruas. Essa região será dividida em 12 áreas para facilitar o atendimento aos “irmãos de rua”. O objetivo é aproximar a Igreja ainda mais dos moradores de rua e fortalecer os trabalhos já existente que são realizados por religiosos e leigos. “Temos que juntar as forças e experiências que já existem para enriquecer esta nova. Vamos aproveitar esse momento para reunir os moradores de rua e conscientizá-los da necessidade de tomarem um novo rumo na vida, através de momentos de evangelização e formação”, afirmou o arcebispo de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido.

O grupo também oferecerá alimentação e atendimento médico. “Estaremos mais perto dos irmãos de rua durante o ano todo, dando visibilidade a essas pessoas esquecidas pela sociedade. Faremos um trabalho permanente”, garantiu o padre Josenildo Tavares.

A primeira ação da pastoral foi realizada segunda-feira (20), no Pátio do Livramento, bairro de São José. O grupo percorreu alguns pontos do centro fazendo visitas aos moradores de rua e panfletagem com transeuntes e comerciantes da região. Nesta terça-feira (21), haverá a celebração da Liturgia da Palavra presidida por dom Fernando Saburido, às 21h30, e em seguida, um jantar natalino e a doação de 300 cobertores.

A intenção é ampliar os trabalhos já no início de 2011. A arquidiocese dispõe de uma casa, que será transformada num centro de acolhimento aos irmãos de rua. “Queremos dar ao pessoal um local para tomar um banho, ter onde dormir, fazer as refeições e também ter momentos de oração”, adiantou o arcebispo. “Mas são ideias que ainda estão sendo articuladas. Queremos dar essa assistência em parceria com a prefeitura e o governo do Estado”, completou.

Quem quiser ser voluntário pode ligar para a Cúria Metropolitana e falar com o padre Josenildo Tavares, pelo telefone 3271.4270. A Cúria funciona de segunda a sexta, das 7h às 13h, na Avenida Rui Barbosa, 409, bairro das Graças, no Recife.