IV Jornada de Psicologia do LAFAM começa com seminário sobre Modelo Transteórico e entrevista motivacional

Foto

A IV Jornada de Psicologia do LAFAM (Laboratório de Família, Gênero e Interação Social) da Universidade Católica de Pernambuco é uma programação realizada pela  Pós-graduação de Psicologia Clínica anualmente. O evento começou hoje com seminário sobre Modelo Transteórico de Mudança e Entrevista Motivacional. O seminário foi ministrado pela Profª Drª Margareth Oliveira (PUCSC) e apresentado pela Profª Suely Santana (Unicap).

A Entrevista Motivacional é a forma de falar com os pacientes, para fazer com que  se sintam mais aceitos e falem dos problemas abertamente. O Modelo Transteórico é o método utilizado no processo de mudança do paciente. Margareth Oliveira apresentou um questionário para o público com perguntas sobre dados pessoais e o quão interessados estavam no conteúdo que seria exibido. Além disso, ela também destacou obras do psicólogo William R. Miller sobre o Modelo Transteórico, que mostram o avanço e as mudanças do Modelo em 30 anos.

A Entrevista Motivacional deve ser utilizada quando o paciente não souber que tem problemas ou quando não enxerga a gravidade do caso. Muitos pacientes procuram o terapeuta para fazer o tratamento, mas não querem mudar. O foco é sempre a pessoa que precisa de ajuda. O profissional de psicologia deve trabalhar por meio da conversa, sendo sempre objetivo. O paciente tem que pensar que tem controle sobre o que decide fazer. A palavra final sempre tem que ser dele, nunca do terapeuta. “O problema é a questão da argumentação. Não pode haver confronto entre paciente e terapeuta, não é o caminho, porque não adianta o profissional ter muita argumentação, isso se transforma numa luta para decidir quem é mais forte. Tem coisas que são claras para o profissional, mas que o paciente não enxerga e não aceita”, complementou Margareth.

Para ajudar a entender o que estava sendo abordado, a professora trouxe exemplos de conversas entre pacientes e terapeutas. No diálogo, o terapeuta utilizava o que ouviu pelo paciente para contextualizar e fazer com que o próprio paciente pudesse entender o que estava acontecendo sem ser coagido àquilo. Após os exemplos, o público se dividiu em duplas e realizou um exercício simulando uma conversa entre paciente e terapeuta. Essa experiência foi importante para mostrar o quão desafiador é lidar com a personalidade de outra pessoa priorizando-a e o quão importante é ter técnica para fazê-lo. Também foi apresentado o modelo “DARN: conversa sobre mudança”, baseado no desejo, habilidade, razões e necessidade de mudar.

A programação segue hoje à tarde  e amanhã:

Modelo Transteórico de Mudança/Entrevista Motivacional

Ministrante: Profª Drª Margareth Oliveira (PUCRS)
Quinta: 13/11/2014
Manhã – (8h- 12h)
Tarde – (13h – 17h)
Manhã – (8h – 12h)

CONFERÊNCIA
A Política de Drogas Moderna: o que podemos aplicar no Brasil para avançar com a Prevenção?
Conferencista: Profª Drª Ana Cecília Marques (ABEAD)
Tarde – (14h – 15h)

MESA REDONDA
Prevenção e Intersetorialidade
Coordenação: Profª Drª Suely Santana (UNICAP)
Participantes: Gilberto Lucio (ABEAD) e Alessandra Diehl (UNIFESP)
Tarde – (15h – 16h20)

EXPOSIÇÃO DE PÔSTERES
Tarde – (16h20 – 16h50)

LANÇAMENTO DO LIVRO
“Prevenção ao uso do álcool e drogas: o que cada um de nós pode e deve fazer?”
Tarde – (17h)

As inscrições estão sendo realizadas pelo site ou diretamente na entrada do auditório G1, no primeiro andar do Bloco G da Católica. Alunos de qualquer curso podem se inscrever.