Irmão Afonso Murad faz palestra na abertura do Curso de Canto Pastoral, que contou também com lançamento de CD do Irmão Pires

Quem era Maria? Essa é mais uma das perguntas difíceis de responder, quando se trata de religião. Não existem muitos registros bíblicos que se refiram à mãe do Salvador e mesmo nas passagens em que Ela se faz presente não aparece como o centro da narrativa. Apesar de tudo a Virgem Maria cativou, e cativa até hoje, diversos fiéis, dentro ou não do universo cristão. Foi pensando em esclarecer o perfil de Maria na atualidade associado a cantos pastorais que a Universidade Católica de Pernambuco e o Instituto Humanitas Unicap promovem o I Curso de Canto Pastoral, cuja abertura foi realizada na noite desta quarta-feira (03), no auditório G2.

O primeiro momento do encontro ficou para as reflexões acerca de Maria. O convidado para levantar a questão foi o Irmão Afonso Murad, licenciado em Pedagogia e Filosofia e Doutor em Teologia Sistemática. Além dos títulos acadêmicos, Murad é autor diversos livros sobre a imagem e história da Virgem. Com interatividade e espaço para uma conversa franca com os presentes, Murad falou sobre a Maria de um ponto de vista mais humano, um ser próximo dos fiéis. Também levantou a questão das várias Marias que, na verdade é apenas uma só e do carinho que Ela desperta em pessoas de religiões não-cristãs, como o caso da Umbanda e do Espiritismo.

Quem também estava presente para prestigiar o evento foi o Reitor, Padre Pedro Rubens. Ele se pronunciou falando sobre a comemoração dos 60 anos da Unicap. “Com os nossos 60 anos também queremos fazer um resgate e aqui estamos hoje para resgatar algo muito importante que não se vê mais”, destacou Padre Pedro referindo-se à importância do Canto Pastoral para a comunidade.

No fim da noite, todos foram brindados com o show de lançamento do Cd Maria, Mãe da Igreja, do Irmão Lindbergh Pires, que estava acompanhado de Diego Cabral e Ana Saturnino, do grupo MPB Unicap. Na apresentação, eles cantaram as 17 músicas que compõem o Cd que estava à venda na entrada do auditório G1 por R$ 20,00 e R$ 15, 00 para os funcionários da casa. E para encerrar a noite a Coordenadora do 1º Ciclo da Unicap, professora Fátima Breckenfeld, foi, segundo ela mesma, presenteada ao ser escolhida para entregar rosas ao Irmão Pires.

Ver mais fotos da apresentação do CD AQUI