Intercom lança Prêmio Luiz Beltrão 2011 no dia 12 no Recife

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) vai lançar, no dia 12 de abril, às 18h30, no auditório do anexo da Assembleia Legislativa, o Prêmio Luiz Beltrão 2011. O prêmio é um reconhecimento à qualidade dos trabalhos acadêmicos realizados no campo das ciências da comunicação no Brasil e uma homenagem ao pioneiro da pesquisa científica sobre os fenômenos comunicacionais na universidade brasileira. Neste ano, particularmente, o lançamento do prêmio dá início também às comemorações dos 50 anos do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco, que vai sediar de 3 a 6  de setembro deste ano o XXXIV Congresso Nacional da Intercom.

Na solenidade de lançamento da edição 2011 do prêmio, a Profª Drª Lúcia Santaella, da PUC-SP, ganhadora do prêmio Luiz Beltrão 2010 na modalidade maturidade acadêmica, fará uma conferência sobre a Pesquisa em Comunicação no Brasil. O evento também contará com a presença da Profª Drª Marialva Barbosa, diretora científica da Intercom e organizadora do Congresso Nacional. Promovido pela Intercom, o prêmio tem o apoio da Globo Universidade. Na sua 14ª edição será coordenado pela diretora cultural da entidade, Rosa Maria Dalla Costa, e pela coordenadora local do Intercom 2011 é Pró-reitora Acadêmica da Unicap, Profª Drª Aline Grego.

O Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação destina-se a reconhecer a qualidade do trabalho acadêmico realizado nas universidades ou nos centros/institutos de pesquisa, valorizando a atuação individual, grupal ou coletiva. Sua finalidade é identificar anualmente quais as pessoas, equipes ou instituições que apresentaram contribuições relevantes para o campo das ciências da comunicação, de modo a construir/consolidar a identidade da nossa comunidade acadêmica. Seu público-alvo é formado por pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados no trabalho acadêmico e nos rumos da pesquisa na área da Comunicação Social.

Para participar

Os candidatos ao prêmio são indicados pela comunidade acadêmica das ciências da comunicação, através de um processo de consulta aos sócios da Intercom, dirigentes e colegiados dos cursos de comunicação (graduação e pós), institutos de pesquisa e outras entidades da área. As indicações serão feitas através de ficha própria, disponibilizada em espaço web indicado pela Intercom no site www.intercom.org.br.

As indicações de candidaturas vão ocorrer no período de 12 de abril a 20 de maio de 2011. Em seguida, de 20 a 31 de maio, as indicações são analisadas e validadas de acordo com o regimento do prêmio. O júri então faz sua votação para que até 30 de junho sejam anunciados os vencedores em cada categoria.

A escolha dos vencedores é feita por um colegiado, composto pelos ex-presidentes da Intercom; e pelos vencedores do Prêmio Luiz Beltrão na Categoria “Maturidade Acadêmica. A entrega dos diplomas e troféus será feita no dia 5 de setembro, em sessão solene, durante o XXXIV Congresso Nacional da Intercom.

Categorias

O prêmio está dividido em dois grupos: Personalidades e Instituições, que por sua vez se dividem em quatro distintas categorias, sendo duas premiações para cada grupo. Veja abaixo:

Personalidades

1 – Liderança Emergente
Destinado a jovem doutor que esteja adquirindo projeção local ou regional pela seriedade e produtividade do trabalho desenvolvido, pela capacidade de liderar projetos/equipes e pela busca de conexões nacionais/internacionais. A seleção deve ser feita pelos indicadores da trajetória percorrida num período mínimo de 5 anos e máximo de 10 anos após o doutoramento do candidato.

2 – Maturidade Acadêmica
Destinado a pesquisador-senior, autor de estudos significativos e produtor de conhecimento comunicacional que tenha obtido reconhecimento nacional e/ou internacional. A escolha se fará a partir do conjunto da obra. Os candidatos devem ser comunicólogos com 10 anos ou mais de carreira acadêmica ou profissional.
Instituições

3 – Grupo Inovador
Destinado a núcleos de pesquisa que venham se destacando pela capacidade de inovar nos planos teórico, metodológico, tecnológico ou pragmático, construindo idéias, gerando produtos ou modelos comunicacionais. A seleção se fará pelos indicadores da trajetória do grupo nos últimos 5 anos.

4 – Instituição Paradigmática
Destinado a cursos, departamentos, escolas, institutos, empresas, sindicatos, associações, igrejas, ONGs ou órgãos públicos que tenham se notabilizado pela criação/manutenção/fortalecimento de programas de pesquisa sistemática dos fenômenos comunicacionais. A seleção se fará pelos indicadores da produção institucional nos últimos 5 anos.

Quem é Luiz Beltrão

O professor Luiz Beltrão foi o fundador do primeiro centro acadêmico nacional de estudos midiáticos, o Instituto de Ciências da Informação da Universidade Católica de Pernambuco (1963), editor da primeira revista brasileira de ciências da comunicação (Comunicações & Problemas, 1965) e ainda o primeiro doutor em Ciências da Comunicação do Brasil (Universidade de Brasília, 1967). Sua obra ganhou reconhecimento nacional e prestígio internacional, nos âmbitos do jornalismo e comunicação de massa.