Instituto Humanitas Unicap promove oficina sobre como administrar as finanças pessoais

A Universidade Católica de Pernambuco, por meio do Instituto Humanitas Unicap, promoveu, às 14h desta quarta-feira (3), a oficina “Administrando suas finanças pessoas: como gastar apenas o que recebe”, na sala 510 do bloco A. A aula foi ministrada pelo engenheiro e professor do curso de  Ciências Contábeis da  Unicap Silas Pacheco Figueira.

Os participantes se depararam com situações difíceis do cotidiano de qualquer pessoa que faça o uso irresponsável das opções de créditos oferecidas pelos bancos. Ficou claro durante o encontro que a dívida ocupa grande parte da vida dos cidadãos. Pode estar ligada ao mau uso dos cartões de crédito, ao financiamento da casa própria ou às prestações do carro. Isso pode ser um grande problema ao final do mês. Se a sua situação está próxima ao desespero, está passando a noite em claro, se quando acorda de manhã milhares de pensamentos vêm te atormentar, você certamente vai precisar de algumas das técnicas ensinadas pelo professor Silas Pacheco para enfrentar as dificuldades. O modelo de estabilidade proposto por ele é simples e está associado diretamente ao equilíbrio que, por sua vez, tem sua base fincada em quatro dimensões diferentes: Gastos, Rendimentos, Poupanças e Créditos.

GASTOS

Para o professor, o cidadão precisa primeiramente diferenciar os tipos de gastos. “É necessário separar o que é indispensável como alimentação; moradia; educação; saúde e lazer, do que é dispensável como o consumo de marcas; carros de luxo; restaurantes caros. Fazendo essa separação e evitando gastar com coisas supérfluas o caminho para sair do abismo financeiro estará dado”, definiu ele.

RENDIMENTOS

Tudo aquilo que a pessoa recebe durante o mês precisa ser registrado. As fontes podem vir de diversos lugares como aposentadoria, salário, trabalhos extras, renda em aplicação ou ações, aluguel de algum imóvel, lucro de algum empreendimento, dentre outros.

POUPANÇAS

É necessário guardar dinheiro sempre que possível, nunca se sabe quando aparecerá uma emergência. Poupar antes de comprar ao invés de usar o cartão de crédito geralmente significa uma grande economia para o cliente, que tem o poder de “pechinchar” em diferentes lojas.

CRÉDITOS

Silas Pacheco comentou uma das principais confusões de quem faz um empréstimo. “A pessoa precisa entender que o dinheiro emprestado não é um aumento salarial e sim um adiantamento de renda. O uso desse mecanismo só deve ser feito em uma situação de emergência, na compra de um item que seu valor total estoure o orçamento ou para antecipar o consumo”, frisou  o professor, que alertou também para os altos juros cobrados pelas instituições financeiras.

O Instituto Humanitas Unicap desenvolverá mais atividades durante o ano de 2013. Mais informações sobre a programação, pelo telefone 2119.4346.