Instituto Humanitas promove Retiro Espiritual Inaciano em Olinda/PE

Por João Elton de Jesus

No dia 27 de setembro, data em que a Companhia de Jesus comemorou 479 anos de aprovação e a Universidade Católica de Pernambuco festejava seus 76 anos de história, iniciou, no Convento de São Francisco, em Olinda/PE, mais uma edição da “Experiência Humana e Espiritual para Jovens e Universitários”, inspirada nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola.

Esse retiro espiritual é composto por cinco etapas em que o participante vai aprofundando o conhecimento de si mesmo e aumentando a sua intimidade com Cristo, de modo que a sua relação com outro, com Deus e consigo seja cada vez mais ordenada. Nesse final de semana, os cerca de 20 participantes se dividiram em 4 etapas, também houve um grupo especial, que são aqueles que já fizeram os Exercícios Espirituais e desejam aprofundar sua experiência na Espiritualidade Inaciana.

Para um dos participantes da terceira etapa, que tem como objetivo meditar a própria vida à luz da vida pública de Jesus, o retiro “renovou as minhas esperanças, dando-me paz e ajudando para que o dia clareie com mais intensidade e qualidade espiritual, inundando todo meu ser”. Já um participante da 4ª etapa, momento de confirmar o projeto de vida com Cristo sofredor, diz que “vivenciar a experiência dos Exercícios Espirituais fora da rotina do dia a dia tem sido um momento de privilégio para me (re) situar no meu espaço pessoal e nos espaços onde compartilho minha vida com outras pessoas”.

As etapas foram acompanhadas por João Elton de Jesus, colaborador do Instituto Humanitas e pelo Padre jesuíta André Araújo, que esteve com os retirantes da terceira e segunda etapa, nessa última, um participante narra que a experiência foi “um momento de reconhecer o processo que passei, agradecer e seguir a Deus como companheiro de estrada, que ama e perdoa. Foi intenso, no sentido de perceber o que me faz errar e o que tenho de bom para investir”.

Desde a primeira edição dos Exercícios Espirituais, com a parceria do Programa Magis, em 2017, alguns participantes não universitários têm acompanhado os retiros tanto para ajudar quanto para mergulhar ainda mais na espiritualidade inaciana. Nesses dois anos, essas pessoas se encontram mensalmente para partilhar a vida e crescerem mutuamente. Um dos participantes desse grupo narra que essa é “uma experiência que nos leva para dentro do nosso íntimo, a nos conhecer melhor, perceber nossas qualidades, defeitos e limites. Nos conduz a viver mais equilibrados em especial nos dias atuais de tantos apelos destrutivos”.

As edições dos Exercícios Espirituais, dessa Experiência Humana e Espiritual para jovens e universitários, voltarão em 2020. Fique atento ao site do Humanitas para fazer a sua inscrição pois as vagas são limitadas.