Instituto Humanitas divulga programação da Semana Inaciana

O Instituto Humanitas Unicap realiza de 2 a 4 de setembro a Semana Inaciana. A programação desta edição irá contemplar Celebração, Workshops, Minicursos e Colóquios, no Campus da Universidade.

Informações unicap.br/ihu

Acompanhe.

Minicurso: Espiritualidade cotidiana: Técnicas e Reflexões

• Resumo:Destinado a jovens e estudantes universitários que, em meio à correria do mundo universitário, desejam aprofundar sua espiritualidade e perceber Deus no seu cotidiano. Assim, por meio de técnicas de meditação, reflexão e oração cristã, os participantes refletirão sobre o seu crescimento espiritual e identificarão formas de aprofundar no conhecimento de si mesmo e no serviço aos demais.
  • Horário:das 14h às 17h
  • Facilitador:João Elton de Jesus
  • Local: Sala de Pastoral (1º Andar – Bloco C)
  • Datas: de 2 a 4 de setembro
  • Investimento: R$20,00
  • Certificação: Todos os participantes que tiverem 75% de presença receberão o certificado com 9h de carga horária total.
  • Metodologia: O curso é dividido em três partes:
  • Como a ti mesmo: conhecimento de si e ser reconhecido como pessoa criada e amada por Deus.
  • Amar a Deus sobre todas as coisas: sentir e saborear o divino como criador e fonte de toda ação e vida no universo.
  • Amar ao próximo: compreender que o louvar, reverenciar e servir a Deus se dá no serviço e no comprometimento com o outro e com uma sociedade pautada pelos valores do amor e da justiça que impulsiona a participar de ações de desenvolvimento e impacto socioambiental

Workshop: Mapeando Afetos e Condições de Enunciação

• Resumo: Somos seres espirituais vivendo uma aventura humana. Por isso, nossa espiritualidade, qualquer que seja ela, pode ser um modo saudável de integrar as várias dimensões da nossa vida: afetiva, psíquica, familiar, social, profissional, levando em conta nossas condições de enunciação. Nesse sentido, propor um itinerário existencial, pela via da arte e da escuta interpessoal, pode enriquecer nossas descobertas e nossas perspectivas de ação à medida que nos predispõe para o conhecimento de nossas moções internas e nos abre para a comunicação com os outros, com o mundo e com o transcendente.
  • Horário:das 14h às 17h
  • Facilitador: André Araújo, SJ
  • Local: Sala 703 – Bloco G
  • Datas: 2 de setembro

Workshop: Salmos litúrgicos: prática e melodias

• Resumo: Espaço com atividades práticas que tem por objetivo ensinar o participante a cantar as melodias e refrãos dos salmos no tempo comum da liturgia
  • Horário:das 18h30 às 20h
  • Facilitador:Caroline Menezes
  • Local: Capela Unicap
  • Datas: de 2 a 4 de setembro

Alumiar

• Resumo: Espaço de paz e silêncio: momento de oração ecumênica no estilo de oração da comunidade dos Irmãos de Taizé.
  • Horário:18h
  • Local: Capela Unicap