Inscrições para o Rumos Jornalismo Cultural terminam no dia 29 de julho

Com informações do site do Rumos Itaú Cultural

Professores e estudantes de comunicação social e/ou jornalismo são o público-alvo da quarta edição do Rumos Jornalismo Cultural. O programa reitera a importância de identificar um caminho possível para a melhor compreensão do papel da mídia, da academia e das instituições culturais na construção do que se convencionou chamar de editoria de cultura no jornalismo. A realização do programa também se justifica pela relevância que universidades, professores, veículos de comunicação e jornalistas têm como atores essenciais na construção do diálogo entre a sociedade e agentes culturais diversos – artistas, curadores, pesquisadores, gestores, produtores, técnicos etc.

Podem inscrever-se na Carteira Estudante alunos de graduação em comunicação social e/ou jornalismo que estejam cumprindo entre 30% e 60% dos créditos curriculares (equivalentes ao terceiro e ao quinto semestres). As inscrições se dão com reportagens para a editoria de cultura, em quatro categorias – Reportagem Impressa, Reportagem Audiovisual, Reportagem Radiofônica e Web-Reportagem. Podem inscrever-se na Carteira Professor docentes de graduação e pós-graduação em comunicação social e/ou jornalismo há pelo menos dois anos. Serão selecionados os melhores trabalhos que tratem das possíveis relações entre os cursos de jornalismo e as empresas jornalísticas, com destaque na formação dos futuros jornalistas. Não há necessidade de o professor atuar na cadeira de jornalismo cultural.

A inscrição é gratuita e restringe-se a pessoas físicas, maiores de 18 anos, que sejam brasileiras – natas ou naturalizadas – e residentes no Brasil por, no mínimo, dois anos. Os interessados têm até o dia 29 de julho para se inscrever no site itaucultural.org.br/rumos. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail rumosjornalismo@itaucultural.org.br

Os contemplados na Carteira Estudante terão seu currículo com contatos e o nome da faculdade divulgados no site do Itaú Cultural; participarão do encontro dos selecionados com profissionais da área, em dezembro de 2011 na sede da instituição – contemplados que não residam em São Paulo terão passagens e estadias pagas;  obterão credencial para o II Seminário Internacional de Crítica Literária, em dezembro de 2011, na sede da instituição; participarão do Laboratório On-Line de Jornalismo Cultural, de março a novembro de 2012; receberão pagamento de apoio financeiro mensal, pelo período de março de 2012 a novembro de 2012, no valor bruto de R$ 800,00 (oitocentos reais) – mediante o cumprimento do índice mínimo de 75% de frequência mensal de participação nas atividades do Laboratório On-Line de Jornalismo Cultural; terão apoio adicional no valor bruto de R$ 800,00 (oitocentos reais) – a ser pagos em parcela única – para auxiliar nos custos de produção da reportagem, por ocasião da definição da pauta discutida e aprovada no Laboratório On-Line de Jornalismo Cultural (aproximadamente em maio de 2012); obterão certificado de participação no Laboratório On-Line de Jornalismo Cultural, concedido mediante as condições estabelecidas no Termo de Participação a ser assinado por ocasião de seu início e do cumprimento do índice mínimo de 75% de frequência mensal de participação nas atividades do Laboratório; receberão 20 títulos sobre jornalismo e cultura – entre livros, CDs, DVDs – escolhidos pela comissão de seleção, em conjunto com o Itaú Cultural, e entregues até fevereiro de 2012; terão a biblioteca de sua faculdade premiada com os mesmos 20 (vinte) títulos que lhes foram concedidos até abril de 2012; terão disponibilizada a matéria produzida no laboratório para análise dos veículos de comunicação e eventual publicação, mediante negociação independente entre editor e autor; receberão o valor bruto de R$ 1.120,00 (um mil, cento e vinte reais) a título de direitos autorais quando da entrega da reportagem desenvolvida e finalizada no laboratório e aprovada pelo Itaú Cultural para sua utilização em produto (físico e/ou virtual) a ser lançado pelo instituto em dezembro de 2012; terão o produto supra divulgado e distribuído a jornalistas e editorias da área de jornalismo cultural, acadêmicos, pesquisadores, profissionais da cultura e demais formadores de opinião; poderão participar de eventos pelo Brasil, em locais e datas a ser determinados, em 2012; obterão credencial para o IV Seminário Internacional Rumos Jornalismo Cultural a ser realizado pelo Itaú Cultural em sua sede, em dezembro de 2012 –contemplados que não residam em São Paulo/SP terão passagens e estadias pagas.

Os contemplados na Carteira Professor terão disponibilizada a matéria produzida no laboratório para análise dos veículos de comunicação e eventual publicação, mediante negociação independente entre editor e autor; receberão o valor bruto de R$ 1.120,00 (um mil, cento e vinte reais) a título de direitos autorais quando da entrega da reportagem desenvolvida e finalizada no laboratório e aprovada pelo Itaú Cultural para sua utilização em produto (físico e/ou virtual) a ser lançado pelo instituto em dezembro de 2012; terão o produto supra divulgado e distribuído a jornalistas e editorias da área de jornalismo cultural, acadêmicos, pesquisadores, profissionais da cultura e demais formadores de opinião; poderão participar de eventos pelo Brasil, em locais e datas a ser determinados, em 2012; obterão credencial para o IV Seminário Internacional Rumos Jornalismo Cultural a ser realizado pelo Itaú Cultural em sua sede, em dezembro de 2012 –contemplados que não residam em São Paulo/SP terão passagens e estadias pagas.