Funcionários da Unicap ganham prêmios no FestCine

FestCineO Assessor de Cultura da Universidade Católica de Pernambuco, Léo Tabosa, recebeu mais dois prêmios pelo filme Tubarão. O filme foi considerado o melhor documentário para reflexão (Troféu Cineclubista)  e ainda ficou em terceiro lugar na mostra competitiva geral como melhor documentário. O editor do Laboratório de Audiovisual do Centro de Ciências Sociais da Unicap, João Maria, recebeu Menção Honrosa pela montagem de quatro filmes: Carne, Quinha, Retrato e Tubarão.

“FestCine é um festival democrático, no qual cineastas veteranos concorrem de igual para igual com cineastas que estão em início de carreira”, explicou Leo. Em 15 anos, o  FestCine premiou mais de  1.200 filmes que  foram inscritos para as mostras competitivas e cerca de 700 foram exibidos ao público.

Tubarão  conta  a história das dificuldades de adaptação de um estrangeiro em terras pernambucanas. É o sétimo prêmio que o documentário conquistou desde que estreou, no último mês de outubro, no Recifest – Festival de Cinema da Diversidade Sexual (Recife – PE), no qual recebeu os prêmios de Melhor Filme pelo júri oficial do Festival e Melhor Filme pelo júri popular. No VI Curta Taquary – Festival Nacional de curta-metragem,  ganhou Melhor Direção.

Recentemente, Leo Tabosa foi representado pela agregada Cultural da Embaixada do Brasil em Quito, Catarina da Mota Brandão de Araújo, para receber o Prêmio Max de Melhor curta-metragem documental no Festival El Lugar Sin Límites (Equador). No Festival de Cinema de Canoa Quebrada, IX Curta Canoa, o filme ganhou Melhor Fotografia (Alex Costa e Breno César).
Ainda neste ano Tubarão será exibido no  6º Festival de Curtas-metragens de Direitos Humanos (São Paulo – SP),   Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano (Habana – Cuba) e Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro (João Pessoa – PB).  Na ficha técnica do filme vamos encontrar profissionais e estudantes da Universidade Católica de Pernambuco. Na direção de fotografia, Alex Costa (Laboratório de Jornalismo); Montagem, João Maria (Laboratório de Audiovisual); e Still, Danilo Galvão (ex-aluno do Curso de Fotografia).