Gestores de universidade chinesa querem ampliar parceria com a Católica

O assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Universidade Católica de Pernambuco, Thales Castro, recebeu na tarde desta segunda-feira (6) a visita de uma delegação de gestores da Central University of Finance and Economics (Cufe), localizada em Pequim, na China. O objetivo do encontro foi fortalecer a relação da Católica com a instituição chinesa, ampliando parcerias.

A comitiva, que também foi recepcionada pelo coordenador interino de Intercâmbio da Unicap, Paulo Airton, era formada pelo vice-presidente da Cufe, Liang Yong; diretor Administrativo, Sun Diabming; diretor de Recursos Humanos, Dai Hongwei; diretor da Divisão de Cooperação Internacional, Li Hongbing; e os professores Zhenhua Huang e Xu Kerou. Os visitantes estavam acompanhados do professor Héldio Vilar, diretor do Instituto Confúcio na Universidade de Pernambuco.

Logo após as boas-vindas, a delegação fez uma visita pelo campus e conheceu as instalações do Instituto Confúcio na Unicap, localizado no térreo da Biblioteca. Ciceroneados pela diretora interina, Alba Rejane Souza, visitaram os vários ambientes da Biblioteca, considerada uma das melhores do Norte e Nordeste.

A visita terminou no setor de Intercâmbio, onde o professor Thales Castro agradeceu a presença, em nome do Reitor, Padre Pedro Rubens, que não pode estar presente por motivo de viagem, e destacou a importância da promoção da língua e da cultura chinesas na Unicap. Fez um agradecimento também ao professor Héldio Vilar por toda a articulação feita por meio do Instituo Confúcio.

O vice-presidente da Cufe, por sua vez, ressaltou o interesse na ampliação da parceria com a Unicap, com a formação de novas turmas de mandarim e incremento no número de alunos, e sinalizou a possibilidade de intercâmbio entre as duas instituições. Ele enfatizou a proximidade nas relações entre o Brasil e a China, dois dos cinco países que formam o Brics, e a importância de se ampliar as parcerias entre entidades desses dois países. Propôs, ainda, que o mandarim fosse incluído na grade curricular da Católica, disponibilizando professores para isso.