Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais está com inscrições abertas

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
PROGRAMA DE  PÓS-GRADUAÇÃO (MESTRADO) EM DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS AMBIENTAIS (PPGDPA)

SELEÇÃO DE CANDIDATOS  PARA A TURMA DE 2015

1. OBJETIVO GERAL

O PPGDPA é dirigido à formação e qualificação de recursos humanos de elevado nível, com habilidades a realizar e desenvolver pesquisas científicas e tecnológicas para o planejamento, o aperfeiçoamento e a avaliação sistemática de processos e produtos. Nesse contexto, o Programa atua em consonância com a formação interdisciplinar de recursos humanos, com a produção de conhecimento e de metodologias integradoras, além da disseminação e de intercâmbio de informações e experiências, na área de concentração Desenvolvimento de Processos Ambientais.

2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

– Qualificar recursos humanos para o exercício de ensino, pesquisa, planejamento e desenvolvimento de processos ambientais;
– Fomentar a produção e disseminação de conhecimento em processos e tecnologias com uma perspectiva inter e multidisciplinar, através do desenvolvimento e compreensão científicos dos sistemas ambientais envolvidos;
– Contribuir para discussão e desenvolvimentos científico e tecnológico;
– Integrar diferentes áreas do conhecimento, buscando estabelecimento de produção científica inter e multidisciplinar; e,
– Favorecer a integração interinstitucional para discussão e encaminhamento de alternativas de desenvolvimento tecnológico direcionado ao meio ambiente.

3. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Desenvolvimento de Processos Ambientais

3. ÁREAS AFINS

Processos bioquímicos
Resíduos sólidos, domésticos e industriais
Modelagem de sistemas biológicos
Biotecnologia
Multidisciplinar – Desenvolvimento e Meio Ambiente

4. PÚBLICO ALVO

Portadores de diplomas de graduação de nível superior em Engenharia Química, Química, Engenharia Ambiental, Biologia, Ciências da Computação, Informática, Farmácia, Agronomia, Química Industrial, Ciências Ambientais e áreas afins, outorgados por Instituições de Ensino Superior e reconhecidos pelo Conselho Federal de Educação.

5. AS LINHAS DE PESQUISA

INFORMÁTICA, MODELAGEM E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS – compreende o desenvolvimento de modelos empíricos e/ou fenomenológicos, aos quais podem ser associadas estratégias adequadas de monitoramento e controle, visando à simulação de processos ambientais, com apoio de ferramentas e técnicas computacionais convencionais e avançadas para identificar condições otimizadas.

BIOTECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE – envolve os aspectos metabólicos da biotransformação e degradação de compostos orgânicos, metais pesados e xenobióticos por microrganismos; o reaproveitamento e o tratamento de rejeitos, tanto os de origem urbana quanto os de origem industrial, para minimizar os efeitos ambientais negativos do descarte, e avaliar a utilização promissora dos rejeitos sólidos na agricultura e na recuperação de áreas poluídas e ou degradadas.

6. NÚMERO DE VAGAS E A DURAÇÃO DO CURSO

Número de vagas: 20
Duração do Curso: 24 meses

7. BOLSAS DE ESTUDO