Boletim Unicap

Inscrições de trabalhos para o Intercom 2011 encerram-se no dia 15 de julho

Com informações do site da Intercom

Pesquisadores de Comunicação têm até o dia 15 de julho para inscrever trabalhos no XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom 2011. O evento acontece na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), de 2 a 6 de setembro. Informações sobre valores e prazos podem ser acessadas no site.

Neste ano, o congresso terá como tema central a questão “Quem tem medo da pesquisa empírica?”. A sugestão do assunto partiu do professor José Marques de Melo, que apresentou e justificou a escolha em artigo publicado no site do evento: “A pesquisa em comunicação emerge, no panorama das ciências humanas, no ramo dos estudos empíricos, situando-se como área do conhecimento aplicado”, escreveu.

Promover o diálogo entre a teoria e o empirismo é, de acordo com ele, a proposta do congresso. “Se desse debate pluralista resultar a superação de preconceitos e a produção de estudos compartilhados, a Intercom sairá engrandecida. Pois estará colhendo os frutos da árvore utopicamente plantada pelos seus fundadores em terreno fértil, diligentemente irrigado pela sua vanguarda para beneficiar as novas gerações de pesquisadores”, ressaltou.

O tema será discutido em diferentes mesas do congresso, a começar pela conferência de abertura, sob responsabilidade de Rosental Calmon Alves, da Universidade do Texas. A conferência acontece no dia 4 de setembro, às 9h. Integram a mesa de abertura os professores Aline Grego, Pró-reitora Acadêmica da Unicap e coordenadora local do Intercom 2011, Marialva Barbosa, diretora científica da Intercom, e Antonio Hohlfeldt, presidente da instituição.

Conheça, abaixo, os Grupos de Pesquisa que integram cada uma das Divisões Temáticas da instituição:

DT 1 – Jornalismo

GP Gêneros Jornalísticos

GP História do Jornalismo

GP Jornalismo Impresso

GP Teoria do Jornalismo

GP Telejornalismo

DT 2 – Publicidade e Propaganda

GP Publicidade e Propaganda

DT 3 – Relações Públicas e Comunicação Organizacional

GP RP e Comunicação Organizacional

DT 4 – Comunicação Audiovisual

GP Cinema

GP Ficção Seriada

GP Fotografia

GP Rádio e Mídia Sonora

GP Televisão e Vídeo

DT 5 – Multimídia

GP Cibercultura

GP Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas

DT 6 – Interfaces Comunicacionais

GP Comunicação e Culturas Urbanas

GP Comunicação e Educação

GP Comunicação e Esporte

GP Comunicação, Ciência, Meio Ambiente e Sociedade

GP Produção Editorial

DT 7 – Comunicação, Espaço e Cidadania

GP Comunicação e Desenvolvimento Regional e Local

GP Comunicação para a Cidadania

GP Geografias da Comunicação

GP Mídia, Cultura e Tecnologias Digitais na América Latina

DT 8 – Estudos Interdisciplinares

GP Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura

GP Políticas e Estratégias de Comunicação

GP Folkcomunicação

GP Semiótica da Comunicação

GP Comunicação, Turismo e Hospitalidade

GP Teorias da Comunicação

Para mais informações sobre os Grupos e Divisões Temáticas, acesse o site.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário