III Semana de Teologia da Unicap trouxe como tema, Juventude: Desafios e Esperanças

Imagem 005 Do dia 8 até o dia 10 de Maio, a Universidade Católica de Pernambuco promoveu a III Semana de Teologia, que esse ano teve como tema, Juventude: Desafios e Esperanças. A mesa de abertura do evento foi composta pelo Reitor da Unicap, Pe.Pedro Rubens; pelo Prof. Dr. da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), Pe João Batista Libânio, como conferencista da noite; e o mediador da mesa foi o Prof. Dr. de Teologia da Unicap; Claúdio Vianney Malzoni.

“O tema trouxe a juventude como foco, tendo em vista o momento em que os jovens do Brasil estão vivendo o fervor da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá no Rio de Janeiro, e a Campanha da Fraternidade, que também traz um tema ligado a nossa nova geração”, comentou o Prof. Dr. de Teologia; Claúdio Vianey.

Imagem 004 Antes do conferencista fazer a sua exposição um vídeo relacionado aos “Santos de Calça Jeans”, foi exibido para o público. Esse termo: “Santos de Calça Jeans” está relacionado a mensagem que foi deixada pelo Papa João Paulo II, quando ainda estava em vida, para os jovens de todos os países: “Precisamos de Santos sem véu ou batina. Precisamos de Santos de calças jeans e tênis. Precisamos de Santos que vão ao cinema, ouvem música e passeiam com os amigos. Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar”.

Em seguida, o Reitor Pe.Pedro Rubens conversou um pouco com os presentes no auditório e começou sua exposição agradecendo a presença do Prof. Dr. Pe João Batista Libânio: “O Prof. Libânio, não entende só de teologia, ele não irá abordar só essa vertente, aqui na nossa semana de Teologia. Libânio, na questão da juventude, é um eterno aprendiz.
Ele possui um frescor de uma juventude amadurecida”. O Reitor Pe. Pedro Rubens expôs também a sua visão sobre os jovens nos dias atuais: “A nossa juventude está morrendo de várias formas, a pior delas é a droga, o seu consumo. Até a Europa, continente que julgamos de primeiro mundo, uma referência em qualidade de vida, está perdendo muitos jovens por conta da depressão. São desejos, vontades e esperanças indo embora. Então é importante levarmos os ensinamentos da teologia para estes, para que possam enfrentar os desafios e renovar suas esperanças “. Imagem 006

E ao final o Reitor ressaltou: “A missão da nossa Universidade Católica é nos aprofundarmos nas questões humanas e elaborar cada vez mais ações pastorais que vão ajudar os jovens a pensarem um pouco mais sobre a sua importância na sociedade. A presença da teologia na vida acadêmica é muito relevante, e eu espero que as nossas esperanças e que esses jovens sejam os nossos guias”.

Imagem 010 Depois foi a vez do Prof. Dr. Pe Libânio comentar sobre seus estudos e trabalhos acerca do tema. Ele fez referência ao grande filósofo jesuíta, Pe. Henrique Cláudio de Lima Vaz, para fazer uma abordagem antropológica da juventude pensada na sua corporeidade, psiqué, espiritualidade e ética. Ele também distinguiu três fases para estudar o universo e os comportamentos dos jovens, são elas a pré-moderna, a moderna e a pós-moderna. E entre uma conversa e outra, o Prof. Dr. Pe Libânio arrancou vários sorrisos das pessoas que estavam presente com suas brincadeiras momentâneas e seu bom humor, que são sua marca registrada.

O Prof. Dr. Libânio também fez alguns comentários sobre os artigos de Maria Rita Kehl, Psicanalista de renome, que já desenvolveu vários estudos relacionados aos jovens. O conferencista indicou a leitura destas pesquisas para os estudantes de teologia.

Outro ponto abordado pelo palestrante foi a questão da tecnologia, sua influência e seu forte domínio sobre a sociedade e principalmente os jovens. Ele afirmou que as novas gerações estão se desligando cada vez mais do mundo real, e privilegiando o mundo virtual. Tudo se passa só na tela do computador, resultando num saber fragmentado em detrimento de um conhecimento sistemático, fundamental para o desenvolvimento do jovem como pessoa humana. “É importante nos preocuparmos. Ninguém sabe as problemáticas humanas que estão por trás dos jovens que vivem só no mundo virtual.”, pontuou o Prof. Libânio. Ele terminou a sua exposição dando duas dicas importantes para o jovem dos tempos de hoje: “Desenvolver o conhecimento de maneira sistemática, descobrindo assim as relações existentes no emaranhado de informações disponibilizadas pelas novas tecnologias de comunicação; e desenvolver também um discurso dialético que ajude a descobrir os aspectos positivos das relações da vida.”