IHU promove roda de diálogo com mães atendidas por projetos sociais e de extensão da Católica

Fotos: Daniel França

O Instituto Humanitas Unicap (IHU) promoveu, na tarde desta quarta-feira (18), uma roda de diálogo com mães de crianças e adolescentes atendidos pelo Espaço Criança Esperança de Jaboatão (Ecej), Fé e Alegria, Liceu Nóbrega e Instituto Social das Medianeiras da Paz (Ismep). Cerca de 4o mulheres participaram de dinâmicas de grupo e de debates sobre assuntos do cotidiano. A ação foi realizada em parceria com o Comitê de Extensão da Unicap.

IMG_1266As atividades foram elaboradas pela psicóloga Syrlene Gomes e pela pedagoga Rose Ferreira, ambas do Ecej. O chão do Espaço Loyola recebeu pedras e pétalas de rosas como ‘símbolos da jornada da vida’. Além de circular, as mães conversaram entre si e em outros momentos foram ouvidas pelas professoras Valdênia Brito, do curso de Direito, e Valdenice Raimundo, do curso de Serviço Social e coordenadora do Ecej.

Entre os objetivos do encontro, esteve o de estimular o diálogo entre as mães com o intuito de oportunizar trocas de experiências. “Achei ótimo este momento para discutir questões de família”, disse Eurides Dumont, 72 anos, que faz parte do grupo de mães atendidas pelo Ismep.

Dona Eurides Dumont
Ir. Gildete

A Católica desenvolve oito ações sociais com o Ismep. “Temos professores com horas de extensão e docentes voluntários dos cursos de Licenciatura em Matemática, Psicologia, Engenharia Química, Letras, Engenharia Ambiental, Pedagogia, Direito e Jogos Digitais. Esses dois últimos aprovados nos editais da Fasa de fomento à extensão”, explicou a coordenadora de Extensão da Unicap, Profª Drª Odalisca Cavalcanti. “A parceria com a Unicap tem mais de dez anos e agora estamos intensificando as atividades”, completou a coordenadora do Ismep, Irmã Gildete Macêdo.

Nas atividades de matemática, as idosas atendidas pelo Ismep, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife, lidam com jogos lúdicos. “A aceitação é muito boa. Elas ficam eufóricas nos dias da oficina. As atividades dão um ganho incrível de poder mental”, disse o coordenador do curso de Licenciatura em Matemática da Católica, José Carlos Argemiro, ao ressaltar que 20 mulheres são beneficiadas com esta ação de extensão.

A atividade promovida pelo IHU terminou em clima de confraternização com um lanche servido aos participantes.