Alunos de Ciências Contábeis ensinam moradores do Alto José do Pinho a controlar seus gastos

Vinte alunos do 7º período da disciplina Contabilidade nas Entidades Sem Fins Lucrativos, do curso de Ciências Contábeis da Universidade Católica de Pernambuco,  promoveram sábado (9),  no Centro Social Dom João Costa, no Alto José do Pinho,  uma palestra sobre “Orçamento Pessoal: como controlar seus gastos” para as pessoas que participam do programa de qualificação profissional.

O objetivo da ação social foi ensinar para os moradores da comunidade como controlar seu orçamento pessoal e a forma de poupar o dinheiro, além de sugerirem dicas para melhorar o orçamento. Para o coordenador do curso e professor da disciplina, Josiel Barbosa, é importante mostrar para a sociedade que o curso de Ciências Contábeis pode ajudar o próximo. “Essa ação mostra que nós, contadores, podemos ajudar a comunidade, além dos alunos vivenciarem na prática tudo que ensinamos na sala de aula. Eles organizaram tudo. Todas as ideias foram deles e as palestras também foram realizadas por eles”, acrescentou Josiel.

A coordenadora geral do Centro Dom João Costa, Irmã Luiza Cordeiro, disse que a iniciativa tem grande importância para o projeto, que eles realizam há 41 anos. “Essa ação que os alunos da Católica promoveram aqui vai ajudar os jovens a administrarem seu salário e realizarem um planejamento pessoal”, concluiu Irmã Luiza.

Os alunos da Católica deram algumas dicas para melhorar o orçamento no final do mês: “Não saiam para fazer compras sem uma lista, não vão ao supermercado com fome, façam feira a cada 15 dias, comprem frutas e verduras da estação, não comprometam o orçamento futuro com mais de 20% do seu salário com parcelas e prestações”. Ensinamentos importantes que com certeza eles levarão por toda vida.

Outro assunto apresentado foram as modalidades de crédito, entre eles o crédito pessoal, cheque especial, CDC (Crédito Direto ao Consumidor), Cartão de Crédito e Crédito Imobiliário. E explicaram, também, como escolher a melhor opção para pagar, ou seja, qual o menor juros.Por fim, os 36 participantes receberam recomendações para um bom planejamento, como sair do vermelho e qual a melhor maneira de poupar o tão suado dinheiro.

Para Eduarda de Araújo, 18, a palestra foi enriquecedora. “É muito importante tudo o que eles falaram, pois nós mulheres adoramos comprar. Muitas vezes nem precisamos e acabamos levando alguma coisa. Agora, antes de compra,r pensarei duas vezes e só compro se tiver realmente importância”, afirmou a estudante.