Histórias de Empoderamento feminino contadas na 8ª Mostra Fotovídeo da Unicap

A 8ª edição da Mostra Fotovídeo, que será realizada até esta quinta-feira (14), será competitiva pela primeira vez. Os 18 curtas metragens selecionados são projetos vindos de diversas universidades (inclusive a Unicap), alguns são de fora do pais e estão sendo exibidos na sala 510 do bloco A da Católica.

Os quatro melhores vídeos nas categorias ficção, documentário, experimental e videoclipe serão premiados e exibidos em 2020 no Festival de Campos do Jordão, em São Paulo. No Recife, a mostra 2019 também vai exibir quatro curtas premiados do festival paulistano, uma parceria entre dois festivais que reunirá os talentos da cinematografia de curtas metragens nacional e internacional para uma troca de conhecimentos e experiências.

A abertura da 13ª Mostra Fotovídeo contou com a participação dos alunos do curso de Fotografia da Unicap e também de outros cursos da Universidade. As boas-vindas foram dadas pelos professores da Católica, Filipe Falcão e Renata Victor (coordenadora do curso). Eles apresentaram a palestrante, a fotografa Carol Lopes que falou sobre o projeto Dália de empoderamento feminino, Fotografia: Ensaio das Dindas na Experiência com as Dindas, mostrando a beleza, a sensibilidade e a autoestima de mulheres que convivem harmoniosamente com as cicatrizes cirúrgicas em algumas partes dos seus corpos.

Os vídeos exibidos no primeiro dia da mostra, revelaram uma pluralidade de imagens e sons em fusão com diversos efeitos especiais que, com muita criatividade dos seus produtores, atraíram a atenção do público sendo muito aplaudido.

Os curtas abordaram relações da etnia negra, família sertaneja, urbanidade, dentre outros assuntos contados em narrativas imageticamente conceituais e figurativas.