Grupo de Capoeira Chapéu de Couro da Unicap completa 35 anos

O grupo de Capoeira Chapéu de Couro, da Universidade Católica de Pernambuco, coordenado pelo Mestre Corisco, completa 35 anos de existência nesta quarta-feira, dia 28 de fevereiro. A Universidade Católica de Pernambuco é a primeira e única do país a contar com um grupo de capoeira da instituição e, para celebrar a data, a Pró-reitoria Comunitária preparou uma programação nos dias 28/02 e 02/03, a partir das 18h.

Quarta-feira, dia 28/02

18h Plantio de um Baobá (Adansonia digitata), árvore de extrema importância religiosa para os povos tradicionais africanos, na parte de trás da Biblioteca Central, na Rua General Simeão;

19h – Celebração de missa de Ação de Graças, pelo Padre Clóvis Cabral, com participação de Percy Marques, dirigente do MPB Unicap, na Capela da Universidade.

Sexta-feira, dia 02/03

18h – Apresentação comemorativa e de divulgação do grupo de Capoeira Chapéu de Couro, no térreo bloco G, ao lado do protocolo;

19h – Encontro ritualístico voltado para os integrantes do Grupo, na sala de capoeira.

Chapéu de Couro

O grupo de Capoeira Chapéu de Couro da Unicap foi criado em 28 de fevereiro 1983, por iniciativa dos Mestres Corisco e Biliro, com o apoio do coordenador-geral de Esportes, professor Fernando Lapa, que hoje, também, coordena o Núcleo de Prática Jurídica da Universidade – Astepi, e do professor Armando Costa Carvalho, à época coordenador-geral Comunitário, que os contratou como funcionários da Católica. O grupo surgiu com a proposta de ensinar capoeira aos alunos, funcionários e professores da Unicap. Em 1990, Mestre Biliro saiu para formar seu próprio grupo de Capoeira. De lá para cá, já passaram mais de mil alunos pela sala de aula do Mestre Corisco.

Nesses 35 anos de existência, o Chapéu de Couro deu vários frutos, dentre eles, ex-integrantes do grupo que fundaram, em 1993, na Suíça, o grupo de mesmo nome para difundir a Capoeira na Europa; criação da turma especial, em 2002, formada por integrantes portadores de necessidades especiais, incluindo Síndrome de Down; em 2014 a Capoeira é reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade; participações na Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, em 2015, dentre outros.

Atualmente, o Chapéu de Couro conta com cerca de 40 integrantes, sendo 20 da turma especial, e se destaca pelo número, acima da média, de integrantes mulheres e como núcleo formador de professores e contramestres atuando em outros espaços, como:

• Mestre Corisco: Clube Esportivo Almirante Barroso – Recife, R/ da Aurora. Desde 1993.
  • Contramestra Daniela Jardim Ferraz: Instituto Capibaribe, Graças, desde 1998.
  • Prof. Tiago Reis: Associação Novo Rumo, Casa Amarela, trabalha com crianças especiais, dirigida pela médica geneticista Paula Arruda. Capoeira desde 2007.
  • Na Suíça desde 1993. Hoje com os Profs. Oliver Ruch e Stefan Jeker,  respectivamente nas cidades de Basel e Bern.
  • Prof. Júlio Cunha: Cais do Parto, Olinda.
  • Profs.Bruno Santana e Cássio Lucena: Instituto Shopping Recife.
  • Prof. Agnaldo Leonel: Escola Waldorf do Recife. Desde 2011.