Grupo Amigos do Caminho faz caminhada no Sertão do Araripe e no Cariri do Ceará

O Grupo Amigos no Caminho, do Instituto Humanitas Unicap, realizou, de 12 a 15 de novembro, uma caminhada com muita cultura, espiritualidade e fé. A experiência teve como objetivo reunir professores, alunos e funcionários da Católica em um encontro marcado por caminhadas e momentos celebrativos no Sertão do Araripe e no Cariri cearense.
A caminhada teve início em Exu, a 610 km do Recife, no sertão pernambucano, cidade onde nasceu Luiz Gonzaga, ícone da cultura popular nordestina. O grupo visitou a casa onde nasceu o Rei do Baião, no povoado da antiga Fazenda Caiçara, a 12 km da cidade de Exu e o Museu do Gonzagão, instalado no Parque Asa Branca, em um terreno da cidade adquirido pelo próprio cantor para abrigar a sua família. A caminhada foi enriquecida por encontros e bate-papos com familiares e amigos de Luiz Gonzaga.
No dia seguinte, já em Juazeiro do Norte, no Ceará, os peregrinos tiveram um encontro especial com a pesquisadora, psicóloga da religião e profunda conhecedora da história do Padre Cícero e dos romeiros do Juazeiro, Irmã Annette Dumoulin. A religiosa acolheu o grupo em sua comunidade num clima de alegria e descontração. Uma das responsáveis pelos estudos que resultaram na reconciliação da Igreja Católica com o Padre Cícero, Irmã Annette falou sobre os bastidores da causa no Vaticano, além da devoção e da realidade da vida dos romeiros do Padim Cícero e da Mãe das Dores.
Depois desta imersão na realidade de Juazeiro, os peregrinos se dirigiram à Colina do Horto, onde se encontra um complexo religioso-cultural formado pela estátua de 27 metros de altura do Padre Cícero, o museu vivo com cenas da vida do sacerdote e os ex-votos dos romeiros, a Igreja Bom Jesus do Horto em construção e o Santo Sepulcro formado por um caminho entre as pedras consagrado à devoção popular devido à sua semelhança com o local onde Jesus foi sepultado. Os peregrinos participaram da Missa Dominical na Igreja Bom Jesus do Horto no final do dia.
O último dia foi dedicado ao lazer e convivência do grupo no Balneário do Caldas, localizado na cidade de Barbalha, na Região Metropolitana do Cariri. Os peregrinos tiveram contato com a natureza exuberante do local e curtiram as fontes de águas minerais, cascatas e banhos de piscina. Na tarde deste mesmo dia a visita foi ao Memorial Pe. Cícero e à Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde se encontra sepultado o Padre Cícero. No final do dia os professores da Unicap, Artur Peregrino e Luiz Moura, foram convidados para uma entrevista no programa Festa Nordestina, no estúdio da Rádio Padre Cícero de Juazeiro do Norte. Num tom de muita descontração os professores, acompanhados pelos peregrinos, compartilharam a experiência destes dias de caminhada para os ouvintes de toda a região do Cariri.
O Grupo Amigos do Caminho realiza, a cada semestre, caminhadas em lugares de forte expressão da cultura e religiosidade popular da Região Nordeste do Brasil.