Gerson Camarotti faz palestra memorável na Católica sobre sua entrevista histórica com o Papa Francisco

Fotos: Marina Manhão

O ex-aluno da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e jornalista  Gerson Camarotti lançou na noite desta segunda-feira (9), no auditóriosegredos do G2 da Unicap, seu novo livro Segredos do Conclave, que traz os bastidores da eleição do Papa Francisco e o planejamento traçado pelo Vaticano para estancar a hemorragia de fiéis na América Latina. O autor  revelou as peculiaridades da publicação e da entrevista realizada com o Pontífice, se emocionou muito ao falar do amigo e prefaciador da obra Ariano Suassuna, além  frisar o motivo por ter escolhido a Católica como palco para a realização do evento: “Fui aluno bolsista aqui. A Católica apostou muito em mim num período de adversidade na minha vida e eu sou muito grato pela formação que recebi”, destacou.

Auditório G2

O auditório estava lotado para receber o primeiro jornalista no mundo a fazer uma entrevista exclusiva com o Papa Francisco. Fazendo menção a isso, o Reitor, Padre Pedro Rubens, deu as boas-vindas a Camarotti. “Muitos estão aqui pela notoriedade do profissional que você é, outros estão orgulhosos por terem sido seus professores, colegas e outros são estudantes desta Universidade, que também é a sua. Todos estamos curiosos para conhecer os segredos do Conclave e os bastidores de mais um pioneirismo nosso”, destacou o Reitor, sendo acompanhado pelo olhar emocionado do jornalista.

“Eu me reconheço nos jornalistas que eu me inspirei e que vieram daqui. Eu chegava aqui no bloco A e ficava admirando os profissionais e vendo as placas com os nomes dos jornalistas formados”, relatou Camarotti.

A preparação para a formulação do livro aconteceu ainda em 2005, com a morte do Papa João Paulo II e a escolha do sucessor Bento XVI. “Eu já estava na cobertura política há anos em Brasília e naquela época eu não havia sido designado para fazer a cobertura. Isso me deu uma frustração enorme como profissional, mas me fez retomar os contatos e iniciar a preparação”, DSC_0051lembrou Camarotti. Quando veio a renúncia de Bento XVI, em fevereiro deste ano,  o jornalista estava se preparando em Roma para fazer a cobertura da Jornada Mundial da Juventude, que aconteceria em julho no Rio de Janeiro. Como repórter especial da Globo News, Camarotti fez a cobertura de todo o processo de escolha do novo Papa direto do Vaticano, convivendo diariamente com os  envolvidos no na eleição do único pontífice latino-americano e  membro da Companhia de Jesus.

O jornalista foi o primeiro no mundo  a cravar o até então cardeal Jorge Mario Bergoglio como o mais cotado para suceder Bento XVI e comemorou muito quando saiu o resultado. “Eu fiquei muito emocionado, e  consegui sair  na frente na TV e no blog com informações que eu já estava apurando na cobertura”, falou o jornalista.

Para conseguir a entrevista com o Papa Francisco, Camarotti primeiro tentou uma autorização oficial do Vaticano, que foi recusada. “A minha primeirapapa tentativa foi negada. Então me aproximei mais das minhas fontes dentro do clero aqui no Brasil. O Papa quis fazer a entrevista por vontade própria, após ter conversado com lideranças da Igreja brasileira. Se eu tivesse continuado tentando pelo lado do Vaticano, não teria sido possível. Eles eram contra” frisou ele.

O jornalista se surpreendeu quando soube durante a entrevista que o Pontífice já havia lido trechos do Segredos do Conclave. “Para a obra chegar até ele foi traçada toda uma operação. Descobri um Cardeal que iria cuidar dos presentes enviados a Francisco e pedi para que ele incluísse o livro”. “Fiquei muito feliz e emocionado, porque eu cheguei com  um livro dedicado a ele. Fazendo uma comparação a um dos maiores nomes da Igreja de Pernambuco e do Brasil, Dom Helder Camara mas, quando fui entregar o livro, ele sempre muito humilde falou: ‘Eu conheço. Já li alguns trechos do livro”, falou Camarotti emocionado.

Entrega do troféu Asa Branca

Ao final, o jornalista foi homenageado pela Universidade e recebeu o troféu Asa Branca das mãos da Pró-Reitora Acadêmica, Aline Grego; da assessora de comunicação da Unicap, Paula Losada; e do aluno de Jornalismo Diego Toscano e respondeu perguntas formuladas pelo público.  Em uma delas, Camarotti foi questionado quanto à  atuação do Papa Francisco nesses primeiros meses de pontificado. “A eleição dele, para alguns, é apenas o início do problema. Por que ele, desse jeito simples e humilde, quer fazer uma transformação na Igreja. Isso ele já começou a fazer, mudando a legislação do Vaticano e algumas lideranças”, respondeu.

Em seguida, houve uma sessão  de autógrafos do livro no salão receptivo da Unicap. No local,  uma fila formada por cerca de 300 admiradores esperava, ao som do MPB Unicap e com coquetel oferecido pela Solar Coca-Cola e pela Livraria SBS, para conhecer de perto o jornalista.

Carolina Oliveira
Sessão de autógrafo

A aluna do 6º período de Jornalismo da Unicap Carolina Oliveira falou sobre a importância de estudar no mesmo local que Camarotti. “É muito importante você saber que está se preparando em uma universidade responsável pela formação de um jornalista tão conceituado. Ele é uma inspiração para nós que estamos começando no mercado”, falou.

O jornalista da Rede Globo Fernando Rego Barros também veio prestigiar o lançamento do amigo. “Eu já sabia dessa aproximação de Camarotti pelo tema relacionado à Igreja. A

Fernando Rêgo Barros
Fernando Rego Barros

entrevista foi histórica e esse livro vem para abrilhantar ainda mais a carreira dele”, disse.