Minicurso de Catequese à Distância satisfaz participantes

A positiva experiência de realização do minicurso Catequese à Distância, promovido através do programa Universidade Não Tem Idade, fez com que a Católica já começasse a vislumbrar possibilidade de oferecer novas edições da proposta ao público interessado. O minicurso não se restringiu à comunidade acadêmica, ampliando-se a pessoas de diferentes lugares de Pernambuco e até de outros estados.

As aulas, ministradas pelo professor do curso de Teologia Luiz Gomes de Moura, aconteceram no período entre 10 de abril a 12 de junho. Diante dos elogios feitos pelos alunos inscritos sobre a facilidade de textos, os conteúdos abordados e a dinâmica das aulas, o docente fez um balanço geral positivo sobre a realização.

Há 24 anos na Católica, ele utilizou o sistema Teleduc pela primeira vez na Universidade. “Como não há encontros pessoalmente, já que as aulas acontecem restritamente online, é necessário que os inscritos gostem e tenham facilidade com o uso da internet”, destaca o educador.

Durante o período do minicurso, foram explorados temas como a história e os fundamentos da catequese; a importância de símbolos religiosos; a inculturação e comunicação da fé; mística e espiritualidade; ecumenismo e diálogo inter-religioso. A dinâmica das aulas ocorreu através de recursos oferecidos pelo sistema, como fórum de debate virtual, correio e a sala de bate-papo.

Com esses meios, foi possível a realização de frequentes discussões sobre temas inseridos no conteúdo programático e trocas de informação e opiniões. “O curso foi muito valioso para aprofundarmos nossos conhecimentos religiosos e catequéticos. Como catequista, proporcionou novos conhecimentos e atualizações dos já existentes através dos fóruns e do bate-papo. Esses dois, junto com o material de apoio, foram ferramentas fundamentais para reflexão e maior compreensão dos temas abordados”, aponta a participante e catequista de Campina Grande (PB), Danielly Farias.