Funcionários discutem novo Plano de Desenvolvimento Institucional

Funcionários da Católica se reuniram no auditório G1 na tarde desta terça-feira (30) para discutir o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) referente aos anos 2011-2016. O documento deve servir de guia para as ações da Universidade nos seis anos mencionados. O encontro dá sequência a uma série de reuniões que debaterão o Plano ao longo de 2010.

Antes da reunião começar, foi exibido um vídeo sobre os projetos da Universidade Católica. O vídeo mostra que a Universidade pretende dar atenção às áreas de serviço, cultura e tecnologia da informação. O intuito da exibição é promover um planejamento para a instituição levando em consideração o contexto em que ela está inserida na região.

Sem perder o sentido cultural, o encontro seguiu com a apresentação do violonista Percy Marques, que executou obras da MPB, como Samba do Avião, de Tom Jobim.

Na sequência, o professor Silvio Romero, coordenador da Assessoria de Planejamento da Universidade, deu início às discussões da tarde. As reuniões têm o objetivo de elaborar um esboço do PDI, que deve ficar pronto até agosto. Uma etapa posterior consiste em ouvir o pessoal de cada setor da Católica, e aprofundar o conteúdo do Plano.

A coordenadora da Comissão de Avaliação da Unicap, professora Conceição Bizerra,  apresentou o histórico do PDI 2006-2011, e destacou o papel da Carta de Princípios nesse processo. O documento, explica a professora, é como uma Carta Magna para Universidade.

O PDI 2006-2011 aborda as ações da Universidade sob as áreas do ensino, pesquisa, extensão, planejamento e infraestrutura. O documento apresenta 86 metas, das quais 29 são referentes aos cursos de graduação e pós-graduação da Católica.

“Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde quer ir”. A frase do filósofo romano Sêneca, apropriada para um momento em que se discutem os rumos da universidade, abriu a explanação do professor Cezar Cerqueira. Ele aspectos necessários para que o planejamento funcione, como envolvimento e consciência da importância de cada pessoa nesse processo.

Os alunos também terão papel importante na elaboração do plano de desenvolvimento. “O PDI é feito para os alunos”, declara o professor Sílvio Romero. Ele diz que os estudantes são ouvidos em diversas ocasiões, como na avaliação realizada no último semestre letivo.

Ao final das apresentações, os participantes responderam a um questionário, no qual questões referentes ao ensino, pesquisa, extensão, gestão, infra-estrutura, entre outros assuntos, eram classificadas de acordo com a urgência requerida para sua resolução. Os resultados do levantamentovão auxiliar na elaboração das metas para o novo PDI.

Após responderem o questionário, os  funcionários deixaram o auditório G1 e se reuniram no Salão Receptivo. Os participantes foram divididos em grupos que discutiram as expectativas em relação à Católica nos próximos seis anos e que aspectos deveriam ser incluídos no PDI 2011-2016.

Mais informação com a Assessoria de Planejamento e Avaliação, pelos telefones 2119-4125 ou 2119-4126 , ou pelo e-mail asseplan@unicap.br