Fulbright e Capes oferecem bolsas para professores assistentes de língua portuguesa nos EUA

A Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Comissão Fulbright) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) abriram o processo de seleção para professores assistentes de língua portuguesa nos EUA, durante o período de 2011 a 2012. A bolsa oferecida inclui custos de estadia, alimentação, seguro saúde e passagem aérea de ida e volta.

Os bolsistas selecionados passarão nove meses em uma universidade americana, onde cursarão duas disciplinas por semestre, sendo uma delas sobre os Estados Unidos e outra de livre escolha – literatura, linguística e/ou metodologia de ensino. O objetivo do programa da Capes e da Comissão Fulbright é de incrementar o ensino da língua portuguesa em universidades norte-americanas e estreitar relações bilaterais entre os dois países.

Para participar do processo de seleção, o interessado deve atender aos seguintes requisitos:

· Ter nacionalidade brasileira

· Possuir bacharelado ou licenciatura em língua portuguesa e/ou inglesa

· Ter proficiência em inglês

· Estar residindo no Brasil durante o processo seletivo

· Não receber bolsa ou benefício financeiro de outras entidades brasileiras

· É obrigatório retornar para o Brasil após o término da bolsa

· Com nenhuma ou pouca experiência nos EUA

· Professores da rede pública de ensino e ex-bolsistas do PROUNI terão prioridade

As inscrições estão abertas até 15 de julho de 2010. Mais informações sobre o processo de seleção e o formulário de inscrição estão disponíveis no site da Fulbright.