Fórum discute políticas públicas para os idosos
|As políticas públicas para os idosos foram tema de mais uma edição do Fórum Sobre Questões de Envelhecimento, que aconteceu na tarde desta terça-feira (11), no auditório G1. O representante do Programa de Educação Previdenciária do INSS, Jorge de Assis, e o professor do curso de Direito da Unicap, José Maria, foram os palestrantes.
O público foi recebido ao som de Sexo Frágil, canção de Erasmo Carlos de 1981 interpretada por voz e violão de Percy Marques, do grupo MPB Unicap. A música foi escolhida para homenagear as mulheres.
Jorge foi o primeiro palestrante. Ele abordou detalhes da legislação previdenciária que poderiam ser aperfeiçoados e “proporcionar um tratamento mais igualitário ao idoso”. Segundo o funcionário do INSS, muitos benefícios são negados a pessoas idosas carentes porque elas moram com outro idoso que já recebe benefício. “Isso é computado como renda e por isso muita gente que precisa acaba ficando sem receber o benefício”, explicou.
Já o professor José Maria, que é presidente da Comissão do Idoso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), focou sua explanação na saúde suplementar e pública. “A situação do idoso em nosso País é crítica. Faltam material e bom, atendimento nas UPAs, INSS e SUS. Quando se tem um plano privado, muitas vezes é preciso recorrer a justiça para garantir o direito de fazer cirurgias. Isso é um absurdo”, ressaltou,
Ele também criticou a Agência Nacional de Saúde (ANS). “Temos uma regulamentação em lei, mas na prática pouca coisa é feita e o usuário foca refém desses sistemas. Precisamos reverter essa situação”, finalizou.