Boletim Unicap

Fórum discute políticas públicas para os idosos

As políticas públicas para os idosos foram tema de mais uma edição do Fórum Sobre Questões de Envelhecimento, que aconteceu na tarde desta terça-feira (11), no auditório G1. O representante do Programa de Educação Previdenciária do INSS, Jorge de Assis, e o professor do curso de Direito da Unicap, José Maria, foram os palestrantes.

O público foi recebido ao som de Sexo Frágil, canção de Erasmo Carlos de 1981 interpretada por voz e violão de Percy Marques, do grupo MPB Unicap. A música foi escolhida para homenagear as mulheres.

JorgeJorge foi o primeiro palestrante. Ele abordou detalhes da legislação previdenciária que poderiam ser aperfeiçoados e “proporcionar um tratamento mais igualitário ao idoso”. Segundo o funcionário do INSS, muitos benefícios são negados a pessoas idosas carentes porque elas moram com outro idoso que já recebe benefício. “Isso é computado como renda e por isso muita gente que precisa acaba ficando sem receber o benefício”, explicou.

 

Prof José MariaJá o professor José Maria, que é presidente da Comissão do Idoso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), focou sua explanação na saúde suplementar e pública. “A situação do idoso em nosso País é crítica. Faltam material e bom, atendimento nas UPAs, INSS e SUS. Quando se tem um plano privado, muitas vezes é preciso recorrer a justiça para garantir o direito de fazer cirurgias. Isso é um absurdo”, ressaltou,

Ele também criticou a Agência Nacional de Saúde (ANS). “Temos uma regulamentação em lei, mas na prática pouca coisa é feita e o usuário foca refém desses sistemas. Precisamos reverter essa situação”, finalizou.

 

 

print
Compartilhe:

Deixe um comentário