Plantão Psi Co-Vida Unicap presta apoio psicológico voluntário para a população

O Instituto Humanitas, CO-VIDA e Curso de Psicologia da Universidade Católica de Pernambuco ampliam o atendimento voluntário do Plantão Psi Co-vida UNICAP para toda a população. A partir de agora, as pessoas interessadas em um apoio psicológico momentâneo e voluntário poderão se inscrever, escolhendo o dia e horário disponível, no formulário online, acessando o link https://forms.gle/bcfUgwg9V1H1YXMd7.

“O Plantão Psi Co-vida Unicap é uma modalidade de atendimento pontual para acolher, por meio de uma escuta sensível, as pessoas que estão em sofrimento psíquico por conta da Pandemia. Desse modo, a Unicap entende a necessidade do momento e abre, também, essa possibilidade para comunidade”, destacou a coordenadora de estágio em Psicologia Clínica, professora Cirlene Sales da Silva.

Segundo o coordenador do curso de Psicologia da Unicap, professor Ricardo Marques, o serviço surgiu para oferecer atendimento aos alunos da Universidade, depois foi expandido para os professores e funcionários e, nesse momento, em que a rede de profissionais voluntários cresceu, chegando a 30 psicólogos professores, alunos da pós-graduação e ex-alunos da graduação, o Plantão Psi Co-vida Unicap passa a atender a população em geral.

“Entendemos que a pandemia entra num momento em que a saúde mental e o bem-estar da população, se colocam como prioridade. Nós constatamos que a população começa a precisar de atendimento, dado ao longo tempo de isolamento social, ao medo e a insegurança, que vem junto com o Covid. Diante disso tudo, constatamos a importância e necessidade da ampliação de atendimento do nosso plantão”, explica o professor Ricardo Marques.

O Plantão Psi Co-vida Unicap é fruto do emprenho do Instituto Humanitas; CO-VIDA; Curso de Psicologia; Clínica de Psicologia; Serviço de Intervenção Cognitivo-Comportamental (SICC); Laboratório de Família, Interação Social e Saúde (Lafam); Laboratório de Fenomenologia Existencial e Psicossocial (Laclifep), e Laboratório de Psicopatologia Fundamental e Psicanálise da Universidade Católica de Pernambuco.