Formandas de Jornalismo gravam piloto de programa infantil

IMG_2780-

As formandas do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco Ana Paula Costa, Carolina Pugliesi e Ellen Lacerda inovaram em seu Projeto Experimental em Televisão, com o tema “Adoleta”. Trata-se de um programa infantil de auditório com plateia, inédito no curso, nessas proporções. A gravação aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 29, no estúdio do curso, 5º andar do bloco A. Semestralmente, os concluintes do curso de Jornalismo preparam seus Trabalhos de Conclusão de Curso, que no caso, são chamados de projetos experimentais, que podem ser em Televisão, Rádio, Impresso, Web, Fotografia, entre outros. O programa é direcionado para a faixa etária entre sete e 13 anos e na plateia havia cerca de 30 crianças de escolas públicas.

A ideia inicial era fazer um documentário sobre a falta da programação infantil na TV aberta. As integrantes desistiram por que a grande maioria do conteúdo infantil é produzido no Sul do país e envolveria um alto custo para o projeto, por conta do deslocamento, entre outras despesas. Foi quando elas decidiram fazer um programa infantil. Assim, resolveram montar um programa de auditório e, dessa forma, surgiu o Adoleta, como projeto experimental do curso de Jornalismo da Unicap.

O nome Adoleta é uma brincadeira infantil onde os participantes fazem formação em roda, batem a mão do outro participante e cantam a música “Adoleta” e, como o programa tem muitos games um de lógica, um de música e um de raciocínio, as integrantes do grupo resolveram dar esse nome ao Projeto Experimental.

IMG_2780Em entrevista à reportagem do Boletim Unicap, Carolina Pugliesi falou de como surgiu a ideia do programa piloto. “Essa ideia do piloto surgiu na aula do professor Cláudio Bezerra, que estava falando sobre Projeto Experimental, e eu perguntei: Cláudio, posso fazer um programa piloto? Ele respondeu que tinha havido já um programa, que foi feito por Cardinot, que também foi aluno da Católica, e não com essas proporções, incluindo até plateia. A gente lidou com desafios. É legal porque agora tem um antes Adoleta e um pós Adoleta, porque que esse formato vai além de documentário. Mostramos que pode ser feito um programa de auditório.”

A equipe teve um grande desafio para realizar a ideia e contou com a ajuda de profissionais como o cenógrafo Felipe Lopes, que fez o projeto gráfico, e coordenou a confecção de todos os elementos cenográficos criados exclusivamente para o programa Adoleta. O conceito foi baseado nos programas de auditórios da década de 1990, estilo o que a apresentadora Eliana fazia. É um programa de games, composto por três blocos, cada um com um game, com cerca de 30 crianças na plateia, uma apresentadora (Carolina Pugliesi) e duas assistentes de palco (Ellen Lacerda e Ana Paula Costa). O programa tem ainda duas reportagens feitas por crianças, uma no Zoológico – Horto de Dois Irmãos e no Espaço Ciência, além de uma atração musical, a cargo do grupo Palles e sua Turma.

O programa foi gravado como se fosse ao vivo, ou seja, sem cortes, apenas os de passagem de bloco e chamada de reportagem. A duração vai ser de 20 a 30 minutos, que é o máximo para o trabalho de conclusão de curso – TCC. A orientação do projeto é do professor Alexandre Figueirôa. “A intenção foi provar que é possível fazer um programa de auditório, mesmo lidando com muitos desafios, como tamanho do estúdio. Mas, graças ao trabalho de Felipe Lopes, do cinegrafista Gustavo Cunha e do auxiliar técnico, José Luiz Ramos, do curso de Jornalismo da Católica, que vestiram a camisa do projeto, ficou tudo perfeito”, elogia Carolina Pugliesi.

IMG_2599O professor Alexandre Figueirôa, orientador das alunas, falou  sobre a experiência com o grupo. “Eu acho a experiência interessante. Desde o início, eu apoiei muito, porque eu acho que no jornalismo contemporâneo a gente tem que ser aberto, tem que ver possibilidades e elas são jornalistas, elas têm o desejo de fazer esse tipo de produção e eu acho que a Universidade tem que dar apoio, dentro do possível. Tem vários ex-alunos nossos que entraram no ramo do entretenimento como Waleska Andrade. É natural! Até abre um leque de possibilidades dentro da proposta de um jornalismo moderno, contemporâneo, que se reinventa, que se recria. Eu acho que a gente está aberto a essas experiências. Como orientador, o que foi destaque pra mim foi o empenho das meninas, Carol, Ellen e Paula, desde o início muito entusiasmadas com o projeto e conseguiram armar esse cenário, trazer profissionais que também estão começando. Então, de repente, aqui é um projeto piloto mas que envolve outras áreas e é bom esse intercâmbio. O que me impressionou mais foi a determinação delas em fazer o que fosse possível para concretizar o que estava ao alcance e o aprendizado é muito importante.”

Correu tudo bem na gravação e realmente todos se divertiram. Acompanhe, abaixo, a galeria de fotos: