Filme de Leo Tabosa será exibido em três festivais de cinema

O filme “Nova Iorque”, do produtor cultural da Unicap, Leo Tabosa, produzido pela Pontilhado Cinematográfico, com apoio da Universidade Católica de Pernambuco, será exibido no 10º Lobo Fest – Festival Internacional de Filmes (Brasília – DF), na 5ª Mostra de Cinema de Gostoso (São Miguel do Gostoso – RN) e no 5º Festival Ibero-Americano de Cinema Contemporâneo (Caruaru – PE), no mês de novembro.  No mês de dezembro será novamente exibido no Distrito Federal, no Curta Brasília – Festival Internacional de Curta-Metragem.

“Nova Iorque”, é o primeiro trabalho do cineasta em ficção, após duas obras em documentário de sua trilogia do desejo, contendo questionamentos sobre saudades e segredos, os premiados “Tubarão” e “Baunilha”.  Mas, até mesmo numa ficção, Tabosa, encontrou uma forma de permanecer verdadeiro a si mesmo e tangenciar sua linguagem documental e visceral de alguma forma, mergulhando em memórias infanto-juvenis de descobertas da própria identidade social, de seus anseios e desejos íntimos. Para encarnar a si mesmo em versão imberbe, confiou na revelação mirim Juan Calado e o cercou logo de duas deusas do cinema brasileiro, as atrizes consagradas Hermila Guedes (do cult “O Céu de Suely”, de Karim Aïnouz) e Marcélia Cartaxo (do clássico mor “A Hora da Estrela”, de Suzana Amaral).

Na equipe técnica do filme participaram alunos do Curso de Especialização em Estudos Cinematográficos, do Curso Superior de Tecnologia em Fotografia, curso de Jornalismo e do funcionário Alex Costa, responsável pelo Making Off e Still do filme.

Nova Iorque estreou na 21ª Mostra de Cinema de Tiradentes (MG) e já passou por importantes festivais nacionais e internacionais de cinema como:  46º Festival de Cinema de Gramado (Gramado / RS / 2018);  42nd Montreal World Film Festival (Canadá / 2018); FICVIÑA – Festival Internacional de Cine de Viña del mar (Chile / 2018); 28º Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – Curta Cinema 2018 (Rio de Janeiro / RJ / 2018).  Recebeu prêmios de Melhor Filme, Fotografia, Direção, Atriz, somando um total de 12 prêmios.