Ex-aluno do curso de Jornalismo colabora com jornal boliviano El Deber

O ex-aluno do curso de Jornalismo e ex-estagiário da Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco Tércio Amaral agora é colaborador de política do jornal El Deber, da cidade de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. O jornal é o mais importante da cidade e um dos mais influentes do país vizinho, com tiragem média de 50 mil exemplares aos domingos. O convite partiu do professor de comunicação da Universidade Católica Boliviana (UCB) Carlos Hugo Morales. Ele faz parte do corpo docente da Escuela Superior de Comunicación Audiovisual (Dikonia), faculdade de comunicação que integra a UCB, e é um dos editores do El Deber.

Em janeiro de 2010, Tércio Amaral participou de um curso de um mês em rádio em Santa Cruz de la Sierra, na Diakonia, junto com três estudantes da Unicap, ex-estagiários da Assecom e também jornalistas Rebeca Kramer, Diego Ximenes e André Amorim. Na época, o projeto foi coordenado pelo assessor de cultura da Unicap, o Padre Hugo Ara, que também é fundador e diretor da faculdade de comunicação da UCB.

“Minha contribuição começou nos protestos que tomaram conta do país ainda no ano passado. Apesar de não ter sido aluno do professor Carlos Hugo, ele teve o Padre Hugo e meus colegas da Bolívia como referência. Hoje, estamos contribuindo com informações sobre as eleições presidenciais. A morte do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), no mês de agosto, repercutiu bastante lá e aumentou a curiosidade sobre nosso quadro político”, disse Tércio, que é repórter da editoria de política do jornal Diario de Pernambuco.