Filhotes de pavão são os novos xodós da Católica

Todos os dias, milhares de alunos, professores, funcionários e visitantes passam pelo jardim do Bloco G da Unicap. Mas quem manda mesmo no pedaço são os vinte pavões, patos, galinhas e paturis da Universidade. E tem filhotinhos novos na área.

Os pavões acabam de ser papais. Três novos pavõezinhos chegaram para fazer companhia aos 12 patos, 3 paturis e as 2 galinhas do jardim da Católica. Quem descobriu a novidade foi o senhor Leonardo Alexandrino de Lima, o supervisor do jardim. Ele detalha entusiasmado o momento que descobriu os filhotinhos. “Ela [mamãe pavão] ficou bem escondidinha, de lado, no caminho que dá acesso à Reitoria. Aí eu vi os filhotinhos e peguei para que outros animais não os comecem”.

Sr. Alexandrino conta que esta não é a primeira vez que a pavoa dá à luz a outros filhotes. No entanto, eles nunca resistiram. “Com cinco, sete, dez dias sumiam os pavõezinhos. Mas dessa vez, eu peguei logo para criar”.

Na verdade, os filhotes (dois machos e uma fêmea) nasceram no dia 3 de janeiro e ficaram até agora sob os cuidados do jardineiro. Ele montou toda uma estrutura para protegê-los. “Eu os levei para a sementeira do jardim. A gente fez um quarto, pintou, deixou estufadinho com a luz. Aí compramos ração apropriada para eles. Durante três meses ficaram lá. Eles chegaram para dar mais alegria”.

CURIOSIDADE

Quem nunca se perguntou qual o nome do pavão da Católica?

O verdadeiro nome do ‘astro’ da Unicap é ‘Tome’. Por que? “Porque a gente sempre chama, tome, tome… aí ele vem”, brinca Sr. Alexandrino. Ele conta que a fêmea, no entanto, ainda não tem nome. Os filhotinhos estão sendo chamados de “os três mosqueteiros”.