Fest Latino celebra os 165 anos do Gabinete Português de Leitura

20151104_170434
Fotos: Gustavo Gloria

O VIII Congresso Fest Latino começou na noite desta terça-feira (3) com uma solenidade especial no Gabinete Português de Leitura (GPL). O evento, que é bienal, ganhou uma edição especial este ano para comemorar os 165 anos do GPL em Pernambuco.

Coordenadora do Fest Latino, a professora do curso de Direito da Católica Andrea Campos falou sobre este clima de festa. “O Fest Latino é um projeto de extensão do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Unicap que tem identidade transdisciplinar. Recebemos este convite do Gabinete com muito honra e adotamos como tema Literatura Portuguesa: para além do mare nostrum”.

Na manhã desta quarta-feira (4), o professor do curso de História da Católica, Luiz Carlos Luz Marques, falou sobre o expansionismo português do oriente ao ocidente. Já a professora do curso de Letras da Universidade, Fabiana Furtado, abordou o Eu Lírico de Cesário Verde. O professor de Direito da Católica, Silvio Neves Baptista, abordou Eça de Queiroz e o abandono materno sob o aspecto jurídico.

20151104_172121À tarde, o representante do Instituto Internacional de Macau, José Lobo do Amaral, fez uma explanação sobre a língua portuguesa e suas variações em diversas comunidades em vários países do mundo. Ele também falou sobre o momento de transição pelo qual passa Macau, um território chinês administrado por Portugal até 1999 e que agora é gerido pela República Popular da China.

De acordo com Amaral, o mandarim e o português são as duas línguas oficiais do território. “Todos os setores da administração pública são bilíngues. As bandeiras mudaram, mas a vida continua a mesma. Esse estado de transição, com leis especiais, seguirá até 2049”.