Feira de estágio facilita acesso do estudante ao mercado de trabalho

Foto Divulgação/ Levi Cintra.

Estudantes da Universidade Católica de Pernambuco e das demais instituições de ensino superior do Recife estão tendo a oportunidade de conhecer a política de mercado das principais empresas de destaque no Nordeste em mais uma edição da Feira de Estágio, que está sendo realizada pelo Armazém das Ideias em parceria com a Unicap.  A proposta da feira é divulgar as ações das principais empresas que atuam no mercado e facilitar o acesso dos estudantes ao sistema de vagas de estágio e trainee. Ao todo são mais de dez empresas do ramo de tecnologia, construção civil e do direito que estão expondo o histórico do empreendimento, a política de vagas e os novos projetos, além das entidades de integração empresa e estágio, como IEEL e CIEE.

A estudante do curso de Direito da Unicap Alice Romeu de Carvalho considera o evento uma verdadeira porta de entrada para o mercado de trabalho: “Estou achando muito interessante. As empresas estão informando muito bem como se cadastra um currículo, quais as etapas. Tudo muito interessante”.

Estudante do curso de Sistema da Informação da Uninassau André Henrique visitou a feira e descobriu novas possibilidades no mercado de tecnologia: “Descobri a porta de entrada de uma das empresas que mais admiro no ramo de tecnologia. Sabia da conceituação dela no mercado, mas não sabia qual o caminho para participar de seleção de estágio”, explicou.

Além dos stands, que estão no térreo do bloco G, a Feira de Estágio conta com palestras apresentadas pelos representantes das empresas participantes do evento.  A coordenadora de Recursos Humanos do Centro de Integração Empresa e Estágio (CIEE), Rosana Freire,  apresentou a primeira palestra  da  feira. Com o título Planejamento da carreira profissional, a professora, que é mestre em Gestão de Desenvolvimento Local Sustentável, abordou diversos aspectos da construção da trajetória individual no mercado de trabalho. Como mensagem, Rosana deixou o alerta: “Mudou essa história de vestir a camisa da empresa. Hoje, o caminho é vestir a própria camisa, é investir em si mesmo e não esperar por ninguém para se capacitar e evoluir no mercado de trabalho”.

Além da palestra de Rosana Freire, a Feira de Estágio recebeu representantes do CESAR, da Rádio Transamérica e da Queiroz Cavalcanti.  O evento continua hoje, no térreo e no auditório G1 do bloco G da Católica. Outras informações no site: www.feiraunicap.com.br