Fé e Alegria realizou o primeiro encontro de formação dos estagiários do semestre
|Sábado (13), a Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (FyA) realizou o primeiro encontro de formação com os estagiários do semestre. A reunião aconteceu em Aldeia, das 9h às 16h, e foi organizada pelo coordenador do FyA, Glauco Filho, e pela psicóloga Rosália Albuquerque.
O objetivo da reunião tinha como princípio a inclusão e aproximação das pessoas, independentemente da fé e da crença. A proposta do coordenador do FyA era a de fazer uma dinâmica de vivência. O momento ecumênico teve início com a exibição de um vídeo e com a apresentação dos novos estagiários: Ana Paula, Aldonez Pereira e Samantha Cunha. Todos os que estavam presente levaram uma foto com o intuito de cada um fazer uma retrospectiva da sua história.
A dinâmica foi dividida em quatro partes, tendo como fio condutor o próprio corpo. A primeira parte teve como palavra-chave os ‘pés’. Os estagiários ouviram a música Andanças, cantada por Beth Carvalho. A proposta foi cada um refletir por 15 minutos durante uma caminhada, sem conversar um com o outro, sobre “os caminhos que os pés nos levam, quais são os calos e as marcas que temos”, explicou Glauco. Depois partilharam o momento de reflexão escolhendo alguém do grupo para lavar os pés enquanto falava sobre o que pensou. A pedagoga Geize Araújo, por exemplo, convidou a pedagoga Priscila Soares para lavar os pés dela, e citou a frase: “Em cada estrada que eu andei, eu pensei que daria certo” (autor desconhecido).
Na segunda etapa, a palavra foi ‘pessoas’. A proposta era trazer à memória alguma pessoa da Fundação que foi como um apoio pessoal. O objetivo era entrar em sintonia com o outro. “É um momento de partilha desses espaços e pessoas, quando tentamos nos aproximar delas. A sutileza e a fragilidade de cada um de nós às vezes afastam essas pessoas da gente”, falou o coordenador Glauco. Com uma vela acesa simbolizando cada um, o grupo caminhou em círculo em duplas compartilhando suas reflexões sobre o tema.
A terceira etapa foi marcada por muita emoção, abraços e choro. Com o tema ‘coração’, após serem convidados a refletirem como anda o próprio coração no FyA nessa experiência no trabalho, as estagiários e funcionários tiveram que oferecer a alguém do grupo um copo com água e agradecê-lo pela amizade. Em seguida, representando a quarta etapa que tinha como tema as ‘mãos’, todos brindaram juntos e beberam a água.
Na última parte do encontro, o ‘corpo’ serviu como reflexão, com a intenção de pensar sobre o respeito ao outro. Depois do momento ecumênico, todos partilharam um almoço com muita alegria, sorrisos e brincadeira.