Professor do curso de Direito da Católica embarca para Genebra, dia 18, para participar da Conferência Internacional do Trabalho

Professor José Soares Filho

O professor do Curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco, José Soares Filho, embarca no próximo dia 18/06 para Genebra, na Suíça, onde participará, como estudioso, da Conferência Internacional do Trabalho, órgão ligado à Organização Internacional do Direito – OIT.

“Anualmente, a Conferência Internacional do Trabalho promove sessões e neste ano será realizada de 5 a 21 de junho. Eu tomei a iniciativa de participar por ter esse desejo há muito tempo. Me articulei e vou fazer a visita à OIT e aproveitar para fazer um turismo pela Suíça. Já entrei em contato com a representação local da OIT no Brasil, em Brasília, e disseram que bastava eu chegar lá e me identificar. Claro que eu não vou como representante do País, até porque o País manda quatro representantes por ano pra lá, que são dois indicados pelo governo, um indicado pelos trabalhadores, através das suas confederações nacionais, e outro indicado pelos empregadores, através das suas confederações nacionais também. Eu vou como um estudioso, uma pessoa interessada em ver e colher mais subsídios para trazer para enriquecer meu trabalho aqui na Católica. O objetivo é esse, enriquecer meu ensino do Direito Internacional do Trabalho. Quero ter a emoção, a sensação de ver como realmente funciona na prática, que, pra mim, é algo extraordinário”, explica o professor José Soares.

O professor José Soares Filho, juiz de Trabalho aposentado, mestre e doutor formado pela Universidade Federal de Pernambuco, é professor da Universidade Católica há 26 anos. Na graduação, leciona as disciplinas Direito do Trabalho II, Direito Coletivo do Trabalho e Direito Processual Trabalhista. No Mestrado em Direito leciona a disciplina Direito do Trabalho Internacional. Já foi chefe de antigo Departamento de Ciências Jurídicas, hoje Centro de Ciências Jurídicas da Unicap. Dedica-se ao Direito Internacional Trabalhista e ao Direito Comunitário. É autor de cinco livros: A proteção da relação de emprego: análise crítica em face de normas da OIT e da legislação nacional. São Paulo: LTR, 2002; Elementos da ordem jurídica internacional e comunitária: enfoque dos direitos sociais e trabalhistas no plano supranacional e em face da globalização da economia. Curitiba: Juruá, 2003; Sociedade pós-industrial e os impactos da globalização na sociedade, no trabalho, na economia e no estado. Curitiba: Juruá, 2007; Negociação coletiva de trabalho supranacional no âmbito do Mercosul: uma visão crítico-prospectiva. Recife: Nossa Livraria Editora, 2008; Elementos de Direito coletivo do Trabalho. São Paulo: LTr, 2011. No prelo, junto à LTr Editora Ltda, está o seu mais novo livro Integração regional sul-americana. Ênfase nas relações laborais no Mercosul, na perspectiva de negociação coletiva de trabalho em seu âmbito. Ainda sem previsão de lançamento.