Fé e Alegria realiza palestra inaugural do Jovem Aprendiz

Na quinta-feira (1º), o programa Jovem Aprendiz 2012, oferecido pela Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya) em parceria com a Aneas (Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social) e a Unicap (Universidade Católica de Pernambuco), realizou uma palestra inaugural, às 14h, no auditório G1 da Católica.

A abertura ficou por conta da assessora do projeto, Marianna Accioly, e da pedagoga Geize Araújo, que falaram um pouco sobre o que é a Fundação, que atende 650 alunos procedentes da Rede Estatal de Educação, a partir de atividades sociais, culturais e educacionais. Em seguida, Geize explicou sobre o Jovem Aprendiz, que é necessário ter entre 18 e 23 anos de idade, que não tenha registro no CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social). Os jovens são contratados pelas empresas no formato da Lei de aprendizagem, por 12 meses com carga horária de 20 horas semanais (sendo 12 horas de prática e 8 horas de formação teórica). Geize também mencionou a Constituição de 1988, a Consolidação das Leis do Trabalho, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) aprovado pela Lei nº 8.069, de 13 de Julho de 1990, e o Manual de Aprendizagem.

“A Fundação Fé e Alegria, como instituição formadora, desenvolve atividades que vão além da formação técnico-profissional, uma vez que atuamos na perspectiva da implementação de uma educação integral de qualidade”, destacou a pedagoga Geize Araújo. “Visamos o pleno desenvolvimento de todas as capacidades, o resgate do viver com dignidade na construção de uma sociedade mais justa e solidaria”, acrescentou.  O Jovem Aprendiz tem como objetivo oferecer curso de profissionalização tendo como habilidade específica Técnicas Administrativas em Serviço de Saúde e fortalecer a cultura do protagonismo juvenil.

O programa tem como meta treinar e encaminhar 80 jovens para as entrevistas nas empresas, oferecer atividades de formação e acompanhamento profissional para 50 jovens, realizar no mínimo 90% das atividades previstas para o projeto, buscar um grau de evasão igual ou inferior a 15% e empregar 15% da turma.

Esses jovens aprenderão sobre redação comercial e oficial, introdução à administração, técnicas de recepção, ética na organização, conceito básico de saúde, técnicas de protocolo e técnicas de arquivo. Farão visitas a espaços culturais e de lazer e terão aulas de língua portuguesa, matemática, informática, competências para o saber conviver e humanismo e cidadania.

A assessora do projeto, Marianna Accioly, falou sobre o que é o contrato de aprendizagem, que é a formação técnico-profissional, sendo um curso no setor administrativo na área de saúde com remuneração mensal e termo inicial e final do contrato do dia 2 de abril de 2012 a 29 de março de 2013.  Reforçou quem pode fazer parte do aprendiz e explicou o processo seletivo.

Nesta sexta-feira (2) e na próxima segunda-feira (5), os jovens terão oficinas de ambientação com a psicóloga Rosália Albuquerque das 8h30 às 12h20. De 5 a 9 de março,  terão as entrevistas nas empresas e a divulgação dos resultados sairá no dia 16.  De 19 a 21 de março será o dia da entrega da documentação e de mais uma entrevista com a psicóloga Rosália Albuquerque e com a assistente social Catarina Santana.  No dia 2 de abril será o início das atividades teóricas, das 8h às 12h, e no mês de junho começarão as atividades nas empresas.