Fé e Alegria realiza aula temática de geografia para os pré-universitários

O curso Pré-universitário promovido pela Fundação Fé e Alegria em Pernambuco, juntamente com a Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), realizou uma aula temática quarta-feira (25), às 14h, no auditório G1, com a professora de geologia da Unicap Maria da Graça de Vasconcelos Ela abrdou o tema: Um passeio sobre dados geológicos fascinantes.

A professora iniciou apresentando alguns dados científicos sobre a Terra, ressaltando a importância do conhecimento geológico na formação profissional e pessoal das pessoas. Em seguida, falou sobre o universo, a via láctea, explicou como funciona a teoria do Big Bang e o sistema solar. Falou também sobre a Terra, planeta, a Terra no sistema solar, o sistema Terra e a troca de energia.

Na segunda parte da aula, a professora Maria da Graça falou sobre materiais líticos (rochas, sedimentos e solos). Explicou sobre o ciclo rochoso, análise petrográfica, tipo de lâmina, sedimento, intemperismo, fotomicrografia, pedogênese, perfil de solo, estruturas, dobras, falhas, a deriva dos continentes, sítios geológicos, abertura dos continentes e limite convergente.

Para a turma entender o que está acontecendo com o nosso planeta, a professora falou sobre o terremoto e o tsunami no Japão. Falou do movimento divergente, limite divergente, a chapada do Araripe, sítios geológicos, rede global de Geoparks, sistema de falhas do Horst e do Graben, limite e movimento transformante, distribuição dos terremotos, mapa global de riscos de abalo sísmicos, distribuição dos vulcões, formação da nuvem ardente, erupção vulcânica no Japão, formação de uma caldeira e geiser e fumarola na Islândia.

Finalizando o conteúdo do dia, a professora Maria da Graça falou sobre a água. O ciclo hidrológico, distribuição mundial das águas, escassez de água, previsões – recurso insuficiente -, consumo de água doce por atividade, cronologia da mudança após 27 anos, diminuição da água circulante, água subterrânea, províncias hidrogeológicas e água em Pernambuco. Encerrou a aula com uma citação de Descartes: “E eu sempre tive um imenso desejo de aprender a distinguir o verdadeiro do falso para ver claro nas minhas ações e caminhar com segurança nesta vida.”