Facepe celebra 25 anos com apoio da Universidade Católica de Pernambuco

FacepeA Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe)  irá celebrar 25 anos de existência. Uma série de eventos comemorativos está sendo planejada com a colaboração de vários parceiros, entre eles a Universidade Católica de Pernambuco. A participação da Unicap na programação especial foi oficializada na tarde desta sexta-feira (10) durante uma reunião na Reitoria.

Participaram do encontro o pró-reitor Administrativo, Prof. Luciano Pinheiro; a coordenadora de Graduação, Profª Verônica Brayner; o chefe de Gabinete, Rodrigo Pellegrino; e a coordenadora do Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais da Unicap, Prof.ª Galba Takaki.

Eles receberam a secretária da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência em Pernambuco (SBPC-PE) e presidente da comissão organizadora das festividades da Facepe, Profª Rejane Mansur. Galba Takaki será a presentante da Unicap nesta comissão. “Participar da organização significa um reconhecimento importantíssimo para nós”, ressaltou ela.

A abertura das comemorações pelos 25 anos da Facepe será realizada no próximo dia 10 de dezembro, às 14h, no Espaço Ciência. Os detalhes ainda estão sendo ajustados pela comissão organizadora. Um outro evento, um seminário internacional, está programado para março de 2015.

Ainda de acordo com Rejane Mansur, haverá uma exposição itinerante contando toda a história institucional da Facepe. A Católica receberá a mostra, além de colaborar na formatação das solenidades. Professores e alunos dos cursos de Relações Públicas e de Eventos irão participar. Intérpretes de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) da Unicap também darão apoio.

“Fiquei muito feliz com a participação da Unicap, instituição a qual admiro bastante. A Católica não poderia ficar de fora até porque a Facepe é de todos nós”, disse Rejane. Galba Takaki ressaltou que a Unicap e a Facepe são parceiros há vários anos. “Grande parte dos nossos estudantes do Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais é bolsista da Facepe. Sem contar com os projetos de fomento apoiado por eles. Por exemplo, nossos equipamentos de Biologia Molecular, foram trocados com financiamento da Facepe”, explicou.