Exposição de fanzines elaborados por internas da Funase acontece na 13ª Semana de Integração

FANZINE
Foto: Alfredo Sampaio

Nos jardins da Unicap, está ocorrendo a exposição do projeto de extensão “Asa Branca Case Fanzine”. Orientado pela professora do curso de Direito Erica Babini, o projeto iniciado em agosto tem o objetivo de construir uma atividade pedagógica com adolescentes internadas no Centro de Atendimento Socioeducativo Santa Luzia, uma unidade da Funase/PE.

IMG_1270Fanzines são pequenas revistas que contam histórias a partir de um tema por meio de desenhos, pinturas, fotos. Semanalmente, alunos de Direito da Unicap levam os materiais para a unidade da Funase para que as meninas internadas elaborem os fanzines. “Esse é sempre um momento de expressão dos sentimentos das jovens. Elas têm um contato com o mundo externo e dão voz a seus sonhos e perspectivas. E por outro lado, os alunos da universidade também quebram barreiras e têm uma experiência humanizadora”, contou Erica.

A mostra na Unicap coloca em exposição os fanzines produzidos pelas adolescentes, além das pessoas terem a oportunidade de comprá-los. “Qualquer atividade pedagógica é sempre bem-vinda para as meninas internadas devido à solidão da vida prisional e à ausência da família”, afirmou a professora.