Expocom premia trabalhos dos cursos de Comunicação da Universidade Católica

Premiação ExpocomA Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom 2016) premiou vários trabalhos de estudantes de cursos de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco. O evento fez parte da programação do Congresso Regional da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom Nordeste 2016).

Com o resultado, os cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda serão representados no congresso nacional da Intercom 2016, que será realizado entre 5 e 9 de setembro, em São Paulo. Os trabalhos concorrerão com outros de todo o Brasil. No Intercom Nordeste foram quase 2.200 trabalhos inscritos, dos quais, 234 tiveram trabalhos selecionados para a Expocom. “O Nordeste bateu recorde no número de inscritos e no número de trabalhos científicos apresentados. A qualidade dos trabalhos selecionados, segundo os avaliadores, foi superior a dos anos anteriores, o que demonstra a maturidade do evento na região”, comenta a diretora da Intercom Nordeste e Pró-reitora Acadêmica da Unicap, Profª Drª Aline Grego.

Na categoria Jornalismo, modalidade Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em Áudio e Rádio, quem conquistou a premiação foi o trabalho Até que prove o contrário – mulheres presas pelo coração, de autoria das alunas Bárbara Brandão e Nayhara Nunes. A orientação foi do professor Vlaudimir Salvador.

Já na categoria Rádio, TV e Internet, modalidade Blog, o vencedor foi Revolução Crespa. As autoras Amanda Souza e Bianca Bion tiveram a orientação do professor Dario Brito. O trabalho premiado pode ser acessado aqui www.unicap.br/webjornalismo/revolucaocrespa .

O coordenador do curso de Jornalismo, Juliano Domingues, destaca a importância da participação dos alunos neste tipo de premiação. “Incentiva a produção experimental com qualidade ao mesmo tempo em que oferece ao graduando a oportunidade de refletir sobre o fazer jornalístico, a prática profissional de maneira crítica”.

Publicidade – Os alunos do curso de Publicidade e Propaganda, Andressa Rivas e André Guimarães, foram os grandes vencedores da categoria Design Gráfico. Eles apresentaram projeto de redesign da marca da Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco. “Tivemos a experiência de apresentar e ver os trabalhos dos outros. Essa participação é muito importante porque nosso trabalho foi visto por vários profissionais. Com esta vitória, agora teremos a oportunidade de apresentar em São Paulo para profissionais de atuação nacional”, comemora Andressa com a alegria de quem participou da Expocom pela primeira vez.

Processed with VSCO with hb2 preset
Andressa participou da Expocom pela 1ª vez

A orientação deste trabalho foi da professora Carla Patrícia Teixeira. Ela está sendo considerada “bicampeã” da Expocom, já que no ano passado orientou um trabalho vencedor no curso de Relações Públicas. “Acredito que o viés interdisciplinar está no cerne da comunicação. E da pesquisa também. Só assim para conseguir tentar entender uma série de fenômenos na sociedade. Apenas uma área não consegue abranger tudo. O olhar pode incluir desde o design e a comunicação ao empreendedorismo, inovação, economia criativa. A gente termina enveredando por diversos caminhos. E descobre que eles estão interligados”, explica Carla.

Carla 2
Carla e Dario orientaram trabalhos vencedores

Essa categoria é voltada para a produção de trabalhos de design gráfico, em diversos formatos e suportes (impresso, áudio, infográficos, etc), considerando aspectos como identidade visual, formas de difusão, interação com o consumidor, etc. O curso de Publicidade e Propaganda da Católica teve outros dois representantes nas categorias Pesquisa Mercadológica e Campanha Promocional.

“Nos últimos dois anos, assistimos a um crescimento exponencial do interesse dos alunos do curso de Publicidade e Propaganda pelas atividades de pesquisa. Esse movimento se deve, sobretudo, à implantação da nova grade curricular, que favorece tal atividade como parte integrante das disciplinas desde o 1º período do curso, além do empenho do corpo docente no desenvolvimento de atividades extra-classe que estimulem a pesquisa e de iniciativas como o Pibic, por exemplo, que fomentam o interesse dos discentes pela pesquisa”, analisa a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, professora Janaína Calazans.