Ex-alunos de Arquitetura da Católica conquistam os três primeiros lugares do Prêmio Novo Núcleo PE

Os alunos de Arquitetura premiados da esquerda para a direita: Isac Filho, Evelyne Tavares e Rafael Rangel / Foto - Ursula Neumann

Isac Filho, Evelyne Tavares e Rafael Rangel são os nomes dos ex-alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pernambuco que conquistaram as três primeiras colocações do Concurso Cultural de Projetos de Arquitetura Novo Núcleo que, este ano, está na sua terceira edição e ocorreu nos jardins do LeParc. O concurso realizado desde 2008 é promovido pelo Novo Núcleo de Profissionais, Arquitetos e Designers de Pernambuco. Na última sexta-feira (10), foi promovida uma grande festa para premiação dos projetos arquitetônicos e, também, para comemorar o Dia do Arquiteto, celebrado no dia 11 de dezembro.

O Novo Núcleo premiou cinco categorias. Os arquitetos formados na Católica inscreveram suas “pranchas” – os painéis impressos – na Categoria E, na qual concorreram projetos de Graduação de todo o estado de Pernambuco. O concurso regional trouxe uma grata surpresa para a Universidade Católica de Pernambuco, em especial, ao curso de Arquitetura. “A vitória dos meninos reflete o cuidado que a Unicap tem na qualidade de ensino no curso de Arquitetura”, disse a coordenadora do curso, professora Andréa Câmara.

O ex-aluno da graduação e atual aluno da pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Unicap, Isac Filho, 24, foi o grande vencedor da noite no LeParc, com o projeto “ Escola de referência em ensino médio de Santo Amaro”. O estudante garantiu, além da primeira colocação no concurso, um notebook de última geração e, seu projeto, será exposto no Anuário de Ouro de Arquitetura e Decoração de Pernambuco. “Eu não esperava ganhar. Muito, pela qualidade dos outros projetos. O agradecimento à Unicap e aos professores é questão de gratidão por tudo que eles nos passaram na Universidade”, disse Isac, que pretende inscrever seu projeto no 23º Opera Prima, em 2011.

No Anuário de Ouro, os irmãos André e Adriana Cavendish, que comandam o Novo Núcleo, apresentam o que há de mais nobre na atuação destes profissionais no estado. Além do resultado das criações dos arquitetos, ainda pode-se conferir uma espécie de guia das principais lojas de decoração da cidade e os parceiros do Novo Núcleo. Para os idealizadores do projeto, o livro proporciona a vivência de uma experiência arquitetônica através da apresentação de cada obra única, dos profissionais mais renomados da região.

3º lugar do Prêmio Novo Núcleo de Arquitetura

Já o seu companheiro de pós e sócio, Rafael Rangel, 23, foi o terceiro colocado do concurso com o projeto “Espaço Cultural Antromangue – Uma poética do manguebeat”. O projeto do estudante já participou de outros concursos. Em agosto deste ano, ficou entre os cinco melhores do país no 22º Opera Prima, concurso nacional de trabalhos finais de graduação em Arquitetura e Urbanismo. “As conquistas são frutos naturais de muito trabalho que se constrói com esforço e dedicação. Acredito, também, que a exigência das professoras da Unicap foi fundamental para o olhar crítico na produção do meu projeto”, disse Rangel. O estudante, também, fez questão de lembrar das pessoas que o apoiaram. “Agradeço a Mônica, minha namorada, que sempre esteve presente comigo me dando todo o apoio necessário e aos meus amigos”, ressaltou.

Os dois comandam juntos o escritório ATO 4 Arquitetura, que procura novas invenções para a arquitetura e, também, procura pensar e refletir a arquitetura de uma forma diferente. “Tivemos a ideia de montar o escritório na graduação. O estímulo dos professores foi essencial, pois nos permitiu pensar a arquitetura, na prática, ainda na faculdade”, disse Isac Filho.

2º lugar do Prêmio Novo Núcleo de Arquitetura / Foto - Ursula Neumann

A estudante Evelyne Tavares natural do município de Surubim, no Agreste do estado, é ex-aluna da Unicap e, atualmente, faz pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, na UFPE. O seu “Paço Municipal de Surubim” foi eleito o segundo melhor projeto na premiação do Novo Núcleo. “O objetivo do projeto é viabilizar um espaço, onde possa ser reunida toda a parte administrativa do município. Com ele irá facilitar os serviços para a população, além de ter um edifício anexo com arquitetura contemporânea que irá sediar as secretarias municipais”, explicou Evelyne, que não fez o projeto com esta intenção. Mas, notadamente, o projeto “Passo municipal de Surubim” se credencia com a premiação para ser viabilizado e implantado para atender a população de Surubim, basta haver interesse do governo do estado.

O Concurso Cultural de Projetos de Arquitetura Novo Núcleo premiou os vencedores das categorias A, B, C e D, com uma viagem à cidade de Milão, na Itália, para visitação da feira de design I Saloni Milano. E depois, os vencedores seguem para o Marrocos, onde conhecerão as cidades de Casablanca e Marrakesh.