Ex-aluno do PPGCL apresenta artigo em encontro internacional na USP

O ex-aluno do Mestrado em Ciências da Linguagem Marcelo Travassos da Silva participou das “6ª Jornada Internacional de Histórias em Quadrinhos”, que aconteceu de 21 a 23 de agosto, na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP).

Ele apresentou dois artigos no encontro, um intitulado “Superman: entre quadrinhos, discurso e mudança social, analisa a origem e a primeira revista com história do Homem de Aço. O outro artigo “Superman e seu papel pedagógico” foi selecionado para publicação no livro que faz parte da coleção “Educação e Quadrinhos”, volume 5, organizado pelos professores Thiago Modenesi e Amaro Braga, editado em Pernambuco, mas lançado durante esse Congresso da USP.

Os trabalhos são fruto da sua Dissertação “Superman: entre quadrinhos, discurso e ideologia, sorientada pelo Prof. Dr. Moab Duartie Acioli, defendida e aprovada no Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem – PPGCL Unicap, no último mês de maio.

Além de mestre e pesquisador sobre linguagens da cultura pop, Marcelo Travassos da Silva é publicitário, com especialização em Estudos Cinematográficos, pela Universidade Católica de Pernambuco. Possui MBA em Marketing, pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco – FCAP/UPE.

Marcelo Travassos da Silva, que é filho da coordenado do Núcleo de Apoio ao Docente e Discente – NADD, professora Clarice Travassos Sobrinha, conversou com a reportagem do Boletim Unicap sobre a experiência de participar da “6ª Jornada Internacional de Histórias em Quadrinhos”, na USP.

“Participar desse evento foi muito importante para mim, afinal além de trocar experiências com profissionais da área, pude aprender bastante com muitos professores. Sem contar a emoção de lançar o primeiro livro com artigo meu no auditório da USP, ao lado de professores renomados, como Waldomiro Vergueiro e Nobu Chinem”, destacou.

“No geral, fiquei muito feliz com a experiência! Principalmente com a boa aceitação e repercussão do único trabalho sobre Superman neste congresso internacional. Foi muito bom ver pessoas atentas e curiosas com as informações sobre o kryptoniano. Aproveito para agradecer ao meu orientador, que acreditou no meu trabalho sobre Superman e aos professores que me ajudaram. Infelizmente nem todos colegas de curso me apoiaram, mas hoje eu sei que muitas pessoas se entusiasmam com minha pesquisa, não necessariamente no Recife”, finalizou Marcelo Silva.