Boletim Unicap

Ex-aluno da Universidade Católica de Pernambuco lança livro sobre o papel das bandas de música no contexto social, educacional e artístico

No dia 26 de novembro, às 16h, será lançado, com o apoio do Funcultura, o livro “O papel das bandas de música no contexto social, educacional e artístico”, de autoria do sociólogo Renan Pimenta de Holanda Filho. O evento será realizado no Conservatório Pernambucano de Música, dentro da Jornada da Música, com apresentações da Banda do Conservatório.

O livro foi, a princípio, a monografia do autor para a conclusão do curso de Sociologia na Universidade Católica de Pernambuco. Renan Pimenta é diretor há 20 anos da Banda Euterpina Juvenil Nazarena, a popular “Capa bode”, de Nazaré da Mata, de onde é natural e onde ele realiza há 18 anos, o encontro de bandas de música, valorizando estas aquelas que vivem sem apoio.

Enquanto instituições musicais, tais grupos se diferenciam dos outros, por meio da mobilidade e utilização de instrumentos acústicos, ou seja, tocam em locomoção pelas ruas sem utilização de equipamento de amplificação. Outro diferencial é que suas sedes funcionam como escolas profissionalizantes nas muitas cidades do interior de Pernambuco. No livro são analisados os contextos: social, educacional e artístico e aspectos ligados ao conteúdo da História da Música inerentes a esses conjuntos dentro da realidade brasileira. Trata também da educação, cultura e inclusão social das cidades, principalmente da juventude. Fornece ao leitor uma visão de sociologia, educação, música, antropologia e história do Brasil. É um fruto de vários anos de pesquisa e vivência em bandas de música. Os acontecimentos religiosos como as procissões, missas solenes, novenas, entre outras, são também tratados no livro, pois a banda exerce uma função teológica ampla dentro da liturgia nesses eventos. O circo, o teatro e, principalmente, o carnaval também fazem parte do papel das bandas. Enquanto objeto de pesquisa as bandas compõem estudo científico sobre evolução e variação durante quase dois séculos de existência aqui em Pernambuco.

O livro servirá como recurso cognitivo, extramusical, para as bandas, estudantes, pesquisadores e amantes da música, que encontrarão fatos pitorescos que bem traduzem o caráter cultural do conceito banda de música. O livro é rico em subsídio para trabalhos em diferentes âmbitos do conhecimento, por exemplo: ciência social, antropologia, música e história.

“O papel das bandas de música” traz o prefácio do Maestro Ademir Araújo, orelhas escritas pelo historiador Evandro Rabelo e pelo Maestro José Menezes, sendo todos eles homens de banda. Projeto gráfico da Alice Santos. Texto final do consultor cultural Arthur BigHead, dirigente da ONG CCB, do ponto de cultura Bandas Centenárias Convergência Digital e do catálogo online Bandas de Música PE.

Mais informações pelo fone: (81) 91970061, 9786.2811 ou pelo email: cc.brasileira@uol.com.br

print

Compartilhe:
One Comment

Deixe um comentário