Ex-aluno da Unicap tem pesquisa publicada em revista internacional

O engenheiro civil Renato Guilherme Pereira, laureado na Colação de Grau da Universidade Católica de Pernambuco, em 2014, teve uma de suas pesquisas publicada na revista científica internacional, a Alconpat. O tema da publicação foi “Avaliação da resistência mecânica de vigas em concreto armado após o incêndio”, com co-autoria de Dayse Duarte, Tiago Pires e José Jeferson Silva. O estudo foi desenvolvido após uma simulação de forma experimental do impacto ocasionado por um incêndio nessas vigas de concreto armado. Em seguida, foi desenvolvido um modelo numérico em um programa de elementos finitos, de forma a avaliar a resistência mecânica residual destas vigas.

Sobre a escolha do tema, Renato aponta a crescente preocupação com a segurança contra incêndio em edificações no Brasil, devido à grande urbanização do país. “Torna-se cada vez mais comum para engenheiros e arquitetos terem seus serviços requisitados para avaliar e recuperar estruturas em edificações após incêndios. Devido a isto, a pesquisa busca contribuir para o procedimento de avaliação dessas estruturas, apresentando uma estratégia válida”, comenta.

Para o ex-aluno, ter um trabalho publicado em uma revista científica é uma forma de transmitir à comunidade técnico-cientifica o conhecimento de novas descobertas, e o desenvolvimento de novos materiais, técnicas e métodos de análise nas diversas áreas da ciência.

Sobre a experiência de ter estudado na Unicap e sobre a contribuição da instituição na sua vida acadêmica, Renato Guilherme não hesita em falar. “A Unicap foi e é importante para mim em muitos aspectos. Foi a Católica que me proporcionou a oportunidade de refinar meus conhecimentos e agregar experiências acadêmicas, como a participação nas monitorias e publicação de artigos científicos em congressos. A Biblioteca Central da Unicap disponibiliza uma diversidade incrível de livros, onde lá passei todos os períodos do meu curso, e ainda hoje também passo. Os professores são muito qualificados, alguns deles me deram apoio e foram uma motivação para eu seguir o caminho acadêmico. Os amigos que pude conhecer na Universidade sempre estiveram ao meu lado me apoiando e, também, envolvidos pela “sede” de pesquisa. Os funcionários sempre foram comprometidos e atenciosos quando necessitei”, explica.

Hoje, Renato é mestre em Engenharia Civil com ênfase em estruturas pela UFPE, trabalha como engenheiro civil concursado na Compesa e é professor do curso de Engenharia Civil nas Faculdades Estácio e Facol