Ex-aluno da Unicap passa em segundo lugar no Mestrado em História da UFPE

históriaO ex-aluno do curso de História da Universidade Católica de Pernambuco Walter Ferreira passou em segundo lugar na seleção do Mestrado em História da Universidade Federal de Pernambuco. O resultado oficial foi divulgado na última quinta-feira (12). Walter conseguiu a nota 8.19. Ele passou por quatro etapas de avaliação durante o processo de seleção: prova de conhecimento teórico, análise de currículo, defesa e análise do projeto e prova de línguas.  O estudante irá aprofundar seus conhecimentos na linha de Cultura e Memória.

Em entrevista ao Boletim Unicap, ele afirmou que o seu projeto de mestrado “Tradições compartilhadas: práticas e representações dos Maracatus Nação de Pernambuco do ano de 1990 até o ano de 2010”, é uma parte da sua vida. “Desde criança eu participo do Maracatu Nação e sempre vi muita gente chegando para pesquisar sobre o movimento. Isso foi me atinando o olhar. Por que essas pessoas se interessavam tanto por esse tema? Entrei na universidade e fui aumentando a minha vontade de pesquisar o maracatu”.

Walter já havia submetido o seu projeto de mestrado em mais três universidades: Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade Federal de Campina Grande, onde obteve nota geral 9.5. “A ideia de submeter esse projeto a outras universidades de diferentes estados era perceber como o projeto estava, se ele tinha maturidade. Descobrir os possíveis problemas e solucionar. Tirei notas acima de nove e percebi que ele estava pronto para a seleção da UFPE”, concluiu.

Sobre a boa notícia, ele comentou: “Estou realizado, era o que eu queria. Meu projeto de vida sempre foi concluir o ensino fundamental, o ensino médio, a universidade e, agora, entrar no mestrado. Vou me firmar, fazer um bom trabalho e quero futuramente contribuir também com a Católica, onde me formei historiador”.