Ex-aluno da Unicap é aprovado no Mestrado de Ciências dos Materiais da UFPE

Lenine Miranda ao lado do seu professor e pai Antonio Miranda

O ex-aluno do curso de Bacharelado em Física com ênfase em Física Médica da Universidade Católica de Pernambuco Lenine Campos Miranda, 22, começou o ano novo com uma grande notícia. Ele foi o terceiro colocado dos quatros alunos que conquistaram vaga das vinte disponíveis no Mestrado de Ciências dos Materiais da Universidade Federal de Pernambuco.

Lenine, que se graduou no final do ano passado e apresentou o trabalho de conclusão de curso em Tomografia por Impedância Elétrica, seguirá aprofundando seu conhecimento no tema, que é um estudo novo no Brasil e no mundo. “O trabalho de pesquisa no meu mestrado será o mesmo que apresentei na minha graduação. É um novo tipo de tomografia com o benefício de não ter radiação como a tomografia computadorizada usual e não tem campo magnético como a ressonância magnética. Ambos trazem prejuízo e incômodo ao paciente. Ainda é um estudo inicial aqui no país e no mundo”, explicou.

Os corredores de uma universidade, o ambiente da sala de aula, a possibilidade de transmitir conhecimento e, claro, poder repetir o mesmo sucesso na área acadêmica que o seu pai são atributos que incentivam Lenine Miranda a lecionar como professor universitário. Professor e pai de Lenine, Antonio Carlos Miranda, foi aluno da Católica e é docente da Universidade há 30 anos. “Penso em seguir carreira acadêmica, fazer mestrado e doutorado. Lecionar na Unicap seria a realização de um sonho uma vez que meu pai foi aluno e é professor da Católica e, também, meu professor”, revelou Lenine Miranda..

Atualmente o futuro professor trabalha no Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (Imip) no setor de radioterapia, tratamento de câncer e na área de física médica. “Um físico médico tem várias aplicações na indústria e em hospitais que utilizam fontes radioativas ou radiação ionizante para fins diversos, ou detecção de petróleo em rochas, ou rachaduras e fissuras em cascos de navios, ou ainda em tratamento de câncer matando as células cancerígenas com forte radiação, que é meu caso, no qual faço planejamento de todos os pacientes tratados buscando salvar órgãos sadios e focalizar no tumor”, explicou.