Evento para comemorar Dia Mundial da Água foca na sustentabilidade

11073401_791753724241548_253274684_nAntecipando a comemoração do Dia Mundial da Água, que aconteceria no domingo (22), a Universidade Católica de Pernambuco recebeu, na última sexta-feira (20), o pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco João Suassuna, e a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura do Recife, Cida Pedrosa. Com o tema Água e desenvolvimento sustentável, os convidados falaram da importância da preservação e do reaproveitamento da água, um bem que já demonstra não ser eterno. O coordenador do curso de Engenharia Ambiental da Unicap, José Edson Gomes de Sousa, foi o responsável pela realização do evento, que também contou com a parceria do Instituto Humanitas Unicap.

Em sua palestra, João Suassuna sugeriu que o bem mais precioso da Terra seja considerado um assunto de segurança nacional. “Há uma ideia errada em grande parte da população brasileira que a água é infinita. Eu mostrei o contrário, mas que existem maneiras de pararmos com esse desperdício.”

IMG_20150320_202600258A secretária Cida Pedrosa mostrou à plateia um novo projeto, idealizado pela Prefeitura do Recife em conjunto com alunos da UFPE. Intitulado de Parque Capibaribe, o projeto visa um reaproveitamento sustentável nas margens do Rio Capibaribe. Romero Pereira, coordenador do projeto e que acompanhou a secretária no evento, explicou que, no momento, as obras beneficiariam primeiramente uma parte central do Recife, que vai do Parque Santana ao Derby. “É mais por um motivo da facilidade de realização, já que não seria preciso fazer, por exemplo, desapropriações ou remoções. Até o fim do ano queremos entregar pelo menos uma parte dessa fase.” E complementou: “O melhor desse projeto é que ele é modular, ou seja, é feito por etapas. Então, ele ainda vai beneficiar várias áreas da cidade.”