O Curso de Direito da Unicap: 55 anos de futuro…

Confira abaixo o discurso do Reitor, Padre Pedro Rubens, realizado na solenidade de comemoração dos 55 anos do curso de Direito.

Celebrar 55 anos da criação de curso de Direito não teria a mesma relevância se não fosse um acontecido em Pernambuco, onde nasceu o primeiro curso do país, e se a iniciativa não fosse de uma universidade católica que ousou propor novos pioneirismos para dar razões dessa empreitada, com todas as dificuldades enfrentadas. Enfim, a celebração dessa memória seria menos impactante se não estivesse associada a um presente e futuro marcados por sinais de uma tradição consolidada: por um lado, a excelência comprovada com o conceito máximo em recente avaliação do MEC, honrando, sobretudo a bela articulação entre ensino e extensão; por outro, as perspectivas de uma pesquisa traduzida em pós-graduação. Neste cenário de ação de graças a tantas gerações de homens e mulheres, jesuítas e colaboradores, nossa gratidão é também um compromisso de honrar a memória saudosa dos que partiram, renovar a tradição que recebemos e lançar as novas perspectivas de um futuro que começa agora.

Por isso, cumpre abrir novas agendas, exercício que inicio com cinco pontos de pauta:

1. Cuidado com o maior patrimônio que temos, a comunidade que formamos entre alunos e ex-alunos, professores e funcionários, gestores e pessoal administrativo.

A relação que faz de nós uma comunidade é tecida de momentos paradoxais, exigências mútuas, sentimentos diversos… Mas, ao longo do tempo, formam-se os laços de amizade, cresce a importância do outro e aumentam as conquistas conjuntas. Surge, assim, um sentimento de pertença tão forte que a gente pode falar de uma verdadeira comunidade que persegue os objetivos de uma qualidade acadêmica como caminho para a excelência humana. Ao celebrarmos hoje os 55 anos de um curso, celebramos igualmente os nossos percursos: não somos mais os mesmos, somos muito melhores, pois a Unicap transforma.

1. Trabalhar o sentimento de pertença do curso ao conjunto de nossa universidade.

Precisa-se mostrar e experimentar o diferencial de um curso como parte integrante de uma verdadeira universidade e não somente uma faculdade isolada, valor tão mais importante em um país onde se assiste à multiplicação vertiginosa de cursos de direito e de faculdades comerciais. Assim como as conquistas de Direito é uma alegria para toda a nossa universidade, esperamos que as ciências jurídicas possam interagir e dialogar com os outros saberes, com os outros cursos, com os demais centros. O desafio de ser o maior curso da universidade e de Pernambuco, não foi uma obstáculo para alcançar a nota máxima de qualidade. Muito menos esse patamar e a unicidade do curso do Centro de Ciências Jurídicas deve ser uma tentação de ser uma faculdade dentro da universidade.

1. Articulação fecunda entre teoria e prática, na perspectiva de uma formação integral e integradora, em relação com aqueles que queremos servir.

Creio que um dos grandes diferenciais de nosso curso, desde o princípio, é a relação equilibrada entre o que se ensina e a prática jurídica que se promove, em contato com os casos reais e diante das pessoas concretas que precisam do operador do direito. Por mais que tenhamos orgulho de colocarmos o direito a serviço das pessoas necessitadas, confesso que não sei se o valor dessa experiência para estudantes e professores é menor aquilo que se pretende oferecer. Falso dilema, pois em uma relação de serviço todos somos beneficiados. Que não meçamos esforços para ir ao encontro do nosso povo sofrido, tornando o direito mais acessível e fazendo a experiência de homens e mulheres capazes de entrar em relação com profissionalismo, liberdade, afeto e justiça.

1. Crescimento da relação indissociável de Ensino, Pesquisa e Extensão

Nenhum conceito de universidade no mundo postula essa relação de forma tão explícita e de maneira indissociável como no Brasil. Por isso mesmo o desafio e a tarefa são permanentes, sempre a buscar, como se fosse a linha do horizonte, à qual nunca se chega… Mas, navegar é preciso. Que não nos cansemos de buscar essa integração, reconhecendo igual dignidade a essas atividades que definem a universidade brasileira e, de forma muito peculiar, constitui um diferencial de honra das universidades comunitárias e confessionais. Sabemos que um ensino de qualidade traduz-se em projetos de pesquisa e em atividades de extensão, compondo a formação integral que buscamos. A justa relação, por sua vez, provoca uma constante renovação dos métodos e conteúdos do ensino, alimentada por uma extensão pertinente e uma pesquisa instigadora e inovadora.

1. Sonhar novos sonhos: ampliação do Centro de Ciências Jurídicas e/ou das propostas de cursos de formação permanente lato senso.

Não se poderia celebrar essa bela história, sem assumirmos o compromisso de continuar a sonhar, como tão bem souberam fazer tantos que nos precederam. E, como gostava de repetir de tantas formas Dom Helder, nosso doutor Honoris Causa e, se Deus quiser, futuro santo da Igreja: “sonho que se sonha juntos é sinal de realização”… Vamos sonhar juntos com uma dilatação de nosso centro de ciências jurídicas, seja na forma de novos cursos compondo com o direito, seja na multiplicação de especializações e módulos de formação permanente, segundo as demandas da cidade e região, mas também das novas agendas que os operadores do direito devem abrir, segundo as novas questões, sensibilidades e apelos de uma sociedade plural, sedenta de justiça.

Que esse exercício apenas iniciado seja um aperitivo ao futuro que nos convida a novos pioneirismos, agora e sempre. Muito obrigado!

Pedro Rubens, SJ

Reitor da Unicap