Estudantes do Ensino Médio conhecem os cursos do CCS no segundo dia do Católica In

O segundo dia do Católica In 2017 foi voltado para os cursos do Centro de Ciências Sociais (CCS). Os estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de Pernambuco que estiveram presentes ao evento tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre Jornalismo, Publicidade, Jogos Digitais, Fotografia, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Serviço Social.

Mariana Moreira, aluna do 7º período do curso de Administração e que participou do Católica In em 2013, motivou os estudantes a tirarem o máximo proveito do evento. “O objetivo principal do Católica In é dar um foco para o pessoal. Quando participei do evento, lembro que necessitava muito de uma luz. Por isso, aproveitei a oportunidade de conhecer diversos cursos e me encantei pela área de Administração. É um curso muito bom. Temos oportunidades em vários setores”, frisou.

Jonatan Lima, 17 anos, aluno da Escola Santa Paula Frassinetti, está no 3º ano do Ensino Médio e decidiu participar do Católica In para conhecer mais sobre o curso de Fotografia. “Eu escolhi conhecer o curso de Fotografia porque queria encontrar algo que pudesse trabalhar por conta própria e acho que fotografia é uma possível área. Estou gostando muito de participar do evento. Vai me ajudar muito na escolha profissional. Além de conhecer mais as profissões, estou tendo informações sobre os benefícios de cada área”, comentou.

Milena Souza, de 16 anos, também aluna da Escola Santa Paula Frassinetti, participou da oficina de fotografia e contou que o curso conquistou o seu coração, fazendo-a deixar a Medicina como segunda opção. “Quando viajei para fazer um intercâmbio, fotografei muitas paisagens e isso me fez despertar para essa profissão. Por isso vim conhecer. Eu tinha dúvida entre fotografia e a medicina, mas a primeira está me atraindo mais”, confessou.

Na oficina de fotografia, os estudantes puderam aprender sobre as técnicas de LightPaint e Pinhole, nas aulas ministradas por Germana Soares e a coordenadora do curso, Renata Vitor, que contou ainda com o auxilio do fotógrafo e ex-aluno da Unicap, Pedro Pereira.

Em Administração, o coordenador do curso, Charles Andrade, juntamente com alunos de diferentes períodos, mostrou a abrangência do mercado de trabalho, a estrutura oferecida pela Unicap, a biblioteca e, principalmente, sobre os atrativos do curso.  “Administração não é um curso de indecisões, e sim de certezas”, ressaltou. Os cursos de Ciências Contábeis e Economia procuraram enfatizar as oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho, tanto no setor público quanto privado.

Os estudantes que decidiram conhecer mais sobre o curso de Serviço Social puderam esclarecer dúvidas sobre as funções e o papel deste profissional na sociedade. Eles aprenderam que o assistente social tem como dever garantir direitos, utilizando meios como formular, propor e implementar políticas públicas para o enfrentamento dos problemas sociais. O mercado de trabalho para o assistente social é amplo e abrange áreas como saúde, educação, justiça, entre outras.

Para conhecer sobre o Jornalismo, os alunos do curso preparam uma espécie de coletiva de imprensa, na qual os professores puderam falar sobre as cadeiras do curso, as funções do jornalista, o mercado de trabalho. Logo após, os jovens participaram de um bate-papo informal e descontraído com a coordenadora, Carla Teixeira.

Em Jogos Digitais, o coordenador Anthony Lins, estrategicamente selecionou alunos do próprio curso para apresentar aos visitantes, de jovem pra jovem, os temas: Desenvolvimento 2D, com Renan Rafaely e Tomas Pessoa; e Arte 3D, com Renan Maurílio e Eduardo Temporal.